O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de lançar um mapa digital do Brasil, com um conjunto de informações que irá ser integrado à base mundial de dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Elaborado a partir de um convênio do governo brasileiro com a ONU, o documento será integrado à base mundial de dados da entidade, em janeiro, e, a partir de então, estará também no site do IBGE na Internet (www.ibge.gov.br). 

Digital e feito na escala de um por um milhão (1:1.000.000), o mapa permite a visualização de todo o país e servirá ao projeto Global Mapping, para monitoramento mundial e prevenção de desastres ambientais. Segundo a assessoria de Imprensa do IBGE, a carta associa a representação geográfica com várias bases de dados, possibilitando a obtenção de informações georreferenciadas sobre a concentração demográfica em áreas indígenas, garimpos, ferrovias, rodovias (pavimentada ou não), e rios permanentes ou intermitentes.

Ainda segundo a assessoria de Imprensa, pela primeira vez, o território de Fernando de Noronha e o extremo norte do Amapá serão retratados em suas verdadeiras coordenadas.