Uma nova revista de Tecnologias de Posicionamento por Satélite

As notícias relacionadas às Tecnologias de Posicionamento por Satélite trazem sempre muitas novidades. Freqüentemente temos novos equipamentos de coleta de dados e novas formas de processar e calcular as informações. O GPS vem facilitando muito as atividades relacionadas a Agrimensura, Cadastro de Imóveis Rurais e Urbanos, Cartografia, Navegação e Monitoramento de Veículos, entre outras.

Hoje já é muito comum ouvir na grande mídia exemplos de uso do GPS para monitorar viaturas da polícia, animais em extinção, esportistas e até pessoas.

Para o usuário escolher qual solução é a melhor, não é fácil.

São dezenas de marcas, centenas de itens técnicos, sem falar em acessórios, softwares de processamento de dados, além de uma grande variedade de preços. A maioria das marcas já fornece não só equipamentos prontos de posicionamento preciso para medições terrestres como componentes para serem integrados a sistemas de navegação de carros, barcos, aviões, caminhões, tratores, colheitadeiras, relógios e celulares, enfim, tudo o que pode se mover.

Entretanto, toda esta superabundância de aplicações e ofertas de tecnologia acaba gerando muita confusão. Além disso, também não é fácil encontrar informação técnica criteriosa e de fácil entendimento. Tenho certeza que quem trabalha nesta área entende o que quero dizer.

Esta nova revista que estamos lançando, batizada de InfoGPS, tem o objetivo principal de auxiliar os profissionais que atuam nesta área de levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais a se atualizar. Além disto a nova revista vai atender aos desenvolvedores de tecnologia que necessitam conhecer melhor os sistemas de posicionamento por satélite, cujo GPS é o mais importante e popular.

Nossa proposta editorial é propiciar informações atualizadas, comentadas por especialistas, relatar casos de sucesso, além de apresentar dados comparativos. Nossa intenção é não só trazer informação, mas também análises que permitam um maior entendimento por parte dos usuários, fazendo-os entender melhor a tecnologia que utilizam e crescer profissionalmente, transformando-os não só em leitores mas também em formadores de opinião.

No quadro abaixo, apresentamos tabelas que já publicamos e que ainda são muito úteis para quem deseja adquirir um equipamento ou comprar um software. Estas informações, assim como mais de 4.500 textos, estão disponíveis a quem tiver a senha de assinante da InfoGEO no portal MundoGEO www.mundogeo.com.br.

Tabelas comparativas já publicadas:

Nesta primeira edição mostramos a opinião de um engenheiro agrimensor, de um cartógrafo e de um civil sobre as atribuições dos profissionais para executar legalmente o georreferenciamento dos imóveis rurais. Este tema também pode ser encontrado em vários artigos no portal MundoGEO e nas edições anteriores da revista InfoGEO também disponíveis no portal. Além disso, publicamos as colunas do cartógrafo Marcelo dos Santos e do agrimensor Régis Bueno e também artigos sobre "O RDS e sua utilização na disseminação de correções DGPS por emissoras FM" e "Padrões de classificação de equipamentos laser".

Um boa leitura a todos,

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e editor da InfoGEO e InfoGPS emerson@mundogeo.com.br