A União Européia (UE) espera que o Brasil aceite nos próximos meses negociar um acordo para participar do projeto europeu de navegação por satélite Galileo. Na próxima semana, o comissário Chris Patten debaterá o assunto com o ministro da Defesa José Viegas.

O Brasil manteve contato de maneira reiterada nos últimos seis meses com a Comissão Européia, para obter informações sobre o projeto. O Galileo é o único programa civil europeu de navegação por satélite, tecnologia que atualmente depende exclusivamente dos sistemas norte-americano GPS e do russo Glonass, controlados e financiados por autoridades militares.

Depois da assinatura de um acordo com a China há três meses para uma participação no projeto e das atuais negociações com a Rússia e os Estados Unidos, além das futuras com Israel e Índia, a Comissão Européia espera a confirmação do Brasil e de outros dois países latino-americanos, México e Chile. O Brasil interessa a UE por seu tamanho, economia e sua experiência no campo da navegação por satélite.

As informações são da France Presse.