Cinco conferências, 17 fóruns, 44 palestras, seis mesas-redondas, 22 cursos, 20 oficinas, além de feiras, rodadas de negócios e eventos institucionais e culturais estão sendo atração em Cuiabá desde o inicio desta semana.

Questões como ciência e tecnologia, oportunidades de negócios e desenvolvimento sustentável da região são o enfoque do Amazontech deste ano. Entre as instituições presentes no evento está a Embrapa Monitoramento por Satélite.

O pesquisador Alexandre Camargo Coutinho participa do Fórum Monitoramento Ambiental em Nível Regional, Estadual e Local. Ele fará uma apresentação na próxima sexta-feira na qual abordará o Sistema de Monitoramento Orbital de Queimadas, realizado pela Embrapa há 14 anos, com dados de abrangência nacional, regional e municipal, mostrando um histórico de dados de queimadas, monitorados desde 1991. Em seguida, o pesquisador deve falar sobre o trabalho de avaliação da precisão geométrica destes dados e apresentará a dinâmica das queimadas no Mato Grosso.

"Os dados sobre a ocorrência de queimadas no Estado foram gerados com base municipal, no período que vai de 1995 a 2003, tornando possível identificar o comportamento de cada município ao longo destes nove anos", ressalta Coutinho.

Durante o fórum, também serão levantados os fatores que influenciam na dinâmica de ocorrência de queimadas no Mato Grosso, como a sua relação com o processo de ocupação do território do Estado. Além da Embrapa, participam do Fórum Monitoramento Ambiental representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso, da Secretaria de Meio Ambiente do Pará e do Ibama.

O Amazontech 2004 vai até este sábado.

Informações da Embrapa