Mais uma vez os Sistemas de Posicionamento Global (GPS – sigla em inglês) estão envolvidos em processos de redução de danos à natureza.

Desta vez quem conta com o auxilio desta tecnologia é a cidade de Salvador que passou a utilizar, desde o começo do mês de novembro, o sistema na frota de caminhões-compactadores utilizados na coleta de lixo.

O sistema, implantado pela Vega Engenharia Ambiental em 62 dos 90 caminhões que compõem a frota da prefeitura, permite o monitoramento via satélite, 24 horas, do trajeto velocidade e uma série de outros detalhes sobre cada veículo. Na base de informações sobre os veículos, é possível obter dados on line, via satélite, sobre todos os veículos que possuem o sistema, desde sua saída da garagem, o processo da coleta e o destino final.

A qualquer momento o roteiro de cada caminhão pode ser revisto, evitando falhas na coleta ou algum outro problema similar. Com essa tecnologia a empresa passa a ter mais agilidade para tomar decisões operacionais, evitando, por exemplo, o acúmulo de lixo em determinados pontos e reduzindo o tempo de coleta.

"A implantação do sistema GPS é mais uma demonstração do quanto avançamos na limpeza urbana, desde que assumimos a prefeitura 1997, modernizando os serviços e fazendo da cidade exemplo para todo o país", afirma o prefeito Antonio Imbassahy.

Para Jalon Oliveira, secretário Municipal de Serviços Públicos, um dos principais pontos que permitiu o avanço da limpeza urbana de Salvador foi o empenho das equipes da prefeitura em resolver problemas que se prolongavam ao longo de anos, partindo do ponto de vista de que a eficiência nessa área pode ser sinônimo de saúde pública controlada.

 "O trabalho de rticulação e confiabilidade entre o setor público e o privado nesta área tem trazido inúmeros benefícios não apenas para as entidades gestoras como para a população em geral", declara.

Informações do Jornal Mídia