A Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná vai adquirir até março do ano que vem 240 aparelhos GPS para serem utilizados no trabalho de defesa sanitária animal e vegetal do Estado.

Os aparelhos serão distribuídos para as unidades veterinárias nos municípios.

Para o coordenador do Departamento de Defesa Sanitária Animal e Vegetal da Secretaria da Agricultura, engenheiro agrônomo Felisberto Baptista, os GPS garantem um posicionamento exato das propriedades e o controle do estoque físico e deslocamento dos animais.

"Com as unidades veterinárias equipadas será possível formar um banco de dados para realizar cadastros on-line e emitir em tempo real guias de trânsito além de acompanhar a movimentação dos animais".

Todo esse trabalho é feito atualmente por coordenadas grosseiras, a partir da visualização de mapas com uma margem de erro de 2,5 quilômetros por 2,5 quilômetros.

"Com o aparelho, a localização da propriedade é exata, não existe erro", explica Baptista. Segundo ele, isso agiliza também a comunicação de qualquer emergência ou suspeita sanitária às autoridades competentes, como o Ministério da Agricultura e organismos internacionais como a Organização Internacional de Epizootias (OIE).

Em março do ano passado, a Secretaria da Agricultura já havia adquirido 25 desses aparelhos com um investimento de R$ 40 mil. A partir da compra foram realizados estudos tanto na área de previsão de safra como de georreferencimento de propriedades

Informações do Paraná-Online