A ONU afirma que as tecnologias espaciais, ainda associadas ao conceito militarista de "corrida espacial", devem seguir uma nova vocação de servir como ferramenta para favorecer a agenda de desenvolvimento, especialmente o cumprimento das Metas do Milênio.

Um dos objetivos desta "empreitada espacial" é que governos, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e o setor privado se unam para propor projetos para os próximos dez ou quinze anos no desenvolvimento de tecnologia espacial para erradicação da pobreza, educação, saúde e proteção do meio ambiente.

Estes programas enfatizam o uso da tecnologia espacial para avançar no desenvolvimento sustentável, na proteção do meio ambiente e no acesso universal às comunicações globais, assim como na prevenção e gestão de catástrofes naturais.

Segundo a ONU, as despesas anuais com tecnologia espacial por parte dos governos e entidades comerciais, envolvendo as áreas de telecomunicações, meteorologia e observação da Terra são, atualmente, de 100 bilhões de dólares. Esta cifra comprova a importância econômica que este setor tem. É inegável que nunca tivemos tantos investimentos comerciais nesta área. Os satélites privados internacionais de alta resolução e o sino-brasileiro CBERS são exemplos concretos destes avanços.

O Brasil vem fazendo sua parte, através da política da Agência Espacial Brasileira e do INPE de distribuição gratuita das imagens CBERS. Esta ação vem alcançando o objetivo de facilitar o acesso a dados, para que usuários ou empresas de prestação de serviços possam agregar mais valor aos seus projetos e ampliar sua clientela.

Acreditamos que apesar da gratuidade desta distribuição, o mercado acabe sendo mais receptivo em ampliar sua demanda por imagens com outras características técnicas, hoje somente disponíveis nos sensores orbitais privados.

Todos ganham com esta nova postura do mercado, na medida em que os dados, tradicionalmente uma etapa cara e demorada, ficam mais acessíveis.

Sensível a este novo "momento espacial", a revista InfoGEO inaugura o Caderno de Tecnologia de Observação da Terra, onde pretende a cada edição publicar opiniões, relatos de experiências de sucesso, noticias, aspectos legais e novos lançamentos relacionados ao setor espacial.

Uma boa leitura a todos,
Emerson

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Editor
emerson@mundogeo.com.br

Em tempo: Desde o começo de 2005, através da celebração de um convênio, associados ao CREA-PR estão tendo descontos de 20% nas assinaturas das revistas InfoGPS ou InfoGEO. Durante o ano, esta promoção será estendida aos demais CREAs do país.