Uma das principais tendências do cadastro imobiliário é a sua integração com o registro de imóveis, é o que afirma a Engenheira Cartógrafa, Mestre em Ciências Geodésicas e Doutora em Engenharia de Produção, também professora do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Andréa Flávia Tenório Carneiro. Ela é a autora do mais recente livro lançado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB): Cadastro Imobiliário e Registro de Imóveis. A obra? Aborda justamente a importância do sistema cadastral eficiente e as etapas a serem percorridas para o aperfeiçoamento desta integração.
Um sistema cadastral competente garante o desenvolvimento de países com diferences níveis sociais, afirma a autora do livro, que já está a venda no portal MundoGEO (www.mundogeo.com.br ou ligue (41) 338-7789).

O trabalho de Andréa Cordeiro também visa esclarecer dúvidas sobre a lei de georreferenciamento de imóveis rurais – Lei 10.267/01 e os atos normativos posteriores públicos pelo INCRA.