Equipamentos presentes no mercado brasileiro relacionados em tabela comparativa.

Os usuários destes equipamentos necessitam obter coordenada em tempo real (com precisão melhor que no modo absoluto), com a vantagem de não existir a necessidade de se ter outro equipamento de referência para o envio das correções diferenciais, uma vez que as correções são fornecidas diretamente por um satélite de comunicação geoestacionário.

Os equipamentos aqui descritos já estão aptos a recebê-las. No entanto, vale observar que as correções são disponibilizadas somente após a contratação dos serviços junto às empresas fornecedoras.

Além da aplicação básica para fins de navegação, os receptores DGPS permitem também a utilização em GIS móvel, através da coleta de dados com acompanhamento em tempo real das feições levantadas, para serviços de batimetria (navegação e coleta em tempo real), dentre outras aplicações. Observamos que nesta análise não foram inseridos os equipamentos exclusivamente fabricados para fins de AVL (Automatic Vehicle Location).

Os receptores aqui analisados contam pratica-mente com todas as funções necessárias aos levantamentos topográficos, com aplicações para diversos fins, tais como: cadastro, GIS, pontos de apoio aerofotogramétrico, medição de imóveis, cadastro, coleta de dados para GIS, entre outros.

Estes equipamentos estão aptos a realizar outros métodos de rastreio, dependendo da configuração adquirida pelo usuário. São equipamentos que operam utilizando a portadora L1 ou apenas o código (C/A), podendo ser definido pelo usuário em função da acurácia necessária a cada um dos serviços. Existe ainda a opção sobre o método de rastreio a ser utilizado, por exemplo: estático, cinemático (e suas modificações) como também o tipo de processamento a ser aplicado: tempo real ou pós-processado.

A classificação acima foi feita com base nos equipamentos que já estão aptos a receber sinais diferenciais via satélite. Entretanto, se optássemos por classificá-los em função do tipo de dados proporcionados pelo receptor, estes seriam classificados como: Receptores de 01 Freqüência (L1), apesar de também rastrearem o código C/A ("coarse acquisition").

A escolha dos receptores relacionados na tabela recaiu somente sobre os fabricantes que possuem uma presença mais marcante neste segmento de mercado, e conseqüentemente que possuíssem representantes aqui no Brasil.

Como linha mestra de todas as tabelas comparativas ora elaboradas, observamos que a idéia de reunir estas informações em uma única tabela, não é julgar ou classificar cada um dos receptores, já que cabe ao futuro usuário buscar qual deles atenderá as suas necessidades, seja em função dos recursos que cada receptor dispõe, seja através de outros parâmetros, tais como: preço, custo x benefício, opção por marca, suporte técnico: "in loco" ou remoto, programa de treinamento, etc.

A metodologia para a elaboração desta tabela consistiu em selecionar, além das funções básicas que o receptor GPS deve-ria ter para executar as atividades anteriormente descritas, funcionalidades que possibilitassem diferenciá-los uns dos outros. Uma vez definidas as funções, a tabela foi enviada as empresas representantes dos equipamentos analisados para que fossem preenchidos os campos referentes às funções escolhidas. Caso alguma empresa fizesse a inserção de um novo item, este era novamente enviado as demais empresas consultadas.

Com esta tabela, esperamos ter ajudado os futuros usuários na escolha de seu receptor, seja através das informações aqui descritas ou ainda por despertar o senso crítico quando da análise desta. Caso ainda necessite maiores informações sobre cada um dos produtos aqui apresentados, consta na última linha desta tabela a relação das empresas responsáveis pelos produtos com os seus respectivos endereços e telefones para contato.

Wanderley Kampa Ribas
Engenheiro Cartógrafo
wanderley@esteio.com.br

Jose Alexandre Ferreira da Silva
Engenheiro Cartógrafo
alexandre@esteio.com.br


clique na imagem para amplia-la