A Manfra, empresa do setor de venda, locação e assistência técnica de instrumentos para Topografia e Geodésia do país, traz ao Brasil o mais recente lançamento da Leica Geosystems, a SmartStation, que segundo a empresa é a primeira Estação total com GPS RTK (Sistema de Posicionamento Global em tempo real) integrado do mundo. Segundo Danilo Sidnei dos Santos, Gerente de Produtos da Manfra, a novidade proporciona aos usuários diversos benefícios.

"Este novo e revolucionário sistema topográfico permite o cálculo da posição com uma precisão centimétrica (10mm+1ppm) a uma distância de até 50 km da estação de referência, independente de pontos de apoio de poligonais ou trilaterações. Ela pode ser utilizada como estação total integrada ao receptor GPS RTK ou como dois equipamentos independentes". Danilo ainda ressalta as funcionalidades deste novo equipamento. "Com o software instalado na estação total, todas as operações da estação total e do GPS são controladas pelo teclado da estação total. Todos os dados são registrados na mesma base de dados e no mesmo cartão CompactFlash e todas as medições, estados e outras informações são apresentadas no visor da estação total".

Outra grande vantagem é que a bateria interna também alimenta o receptor de GPS SmartAntenna e o dispositivo de comunicação RTK. Tudo está integrado em uma unidade compacta, sem cabos ou bateria externa. APLICAÇÔES Danilo explica que este equipamento tem aplicações tanto na área urbana como na rural.

"Em uma construção, digamos que um grande número de pontos tenham que ser implantados e muitos componentes posicionados. Os pontos de apoio existem, mas muitas vezes ficam danificados ou obstruídos por um equipamento, material ou veículo. Com a SmartStation basta estacionar onde for conveniente. Em um primeiro ponto o RTK calcula a posição e em um segundo usa-se o primeiro para orientar, e então implantar a partir do segundo", afirma.

No modo convencional seria necessária uma poligonal para contornar os obstáculos. O usuário teria que estabelecer pontos temporários, rever o plano de trabalho constantemente e os equipamentos e materiais teriam de ser movidos, o que atrasa ambos os trabalhos de topografia e de construção. De acordo com o gerente, em um levantamento de divisas no campo não é diferente.

"Suponhamos que a divisa de uma propriedade rural tenha de ser levantada com uma estação total, onde o ponto de apoio mais próximo está a 5 km e podemos receber dados RTK a partir da estação de referência. Nesta situação basta estacionar a SmartStation num primeiro ponto onde for visível um ou mais pontos da divisa e calcular a posição com o RTK, em seguida orientar a um ponto que ainda não está coordenado e medir os ângulos e distâncias para os pontos de divisa. Depois, basta estacionar no segundo ponto, calcular a posição e orientar ao primeiro ponto e pronto. Todas as medições anteriores são automaticamente georreferenciadas na SmartStation", conta.

Convencionalmente seria correto transportar o apoio através de uma longa poligonal a partir dos pontos de apoio existentes, fazer a poligonal passar perto da divisa da propriedade e levantar os pontos que definem a divisa a partir dos pontos da poligonal.

Uma poligonal aberta é passível de ter erros. Uma poligonal fechada irá demorar o dobro do tempo. "Aí a grande vantagem de adquirir a SmartStation", diz Danilo. "Vale lembrar que todas as estações totais TPS1200 podem ser atualizadas para SmartStation", finaliza Santos.

Informações da Manfra 

+Informações http://www.manfra.com.br/