Os receptores com presença marcante no Brasil analisados e comparados por técnicos da Esteio

Os receptores de uma freqüência (L1) passam a contar praticamente com todas as funções necessárias aos levantamentos topográficos e geodésicos, com aplicações para os mais diversos fins, tais como: cadastro, GIS, densificação de redes, pontos de apoio aerofotogramétrico, medição de imóveis, cadastro, locações e coleta de dados para GIS, entre outros.

Estes equipamentos estão aptos a realizar todos os métodos de rastreio (dependendo da configuração adquirida pelo usuário). São equipamentos que operam utilizando a portadora L1 ou apenas o código C/A, podendo ser definido pelo usuário em função da acurácia necessária a cada um dos serviços. Existe ainda a opção sobre o método de rastreio a ser utilizado, por exemplo: stop and go, cinemático, estático e cinemático em tempo real, etc. (dependendo da configuração adquirida pelo usuário). Por último vale observar que por operar apenas com a portadora L 1, o receptor possui limitação quanto ao alcance entre as estações.

A classificação acima está baseada no tipo de dados proporcionados pelo receptor. Neste caso, estes estão classificados como: Receptores de 01 Freqüência (L1), apesar de também rastrearem o código C/A ("coarse acquisition"). Se optássemos por classificá-los segundo sua aplicação, estes seriam como geodésicos.

A escolha dos receptores aqui analisados recaiu somente sobre os fabricantes que possuem uma presença mais marcante neste segmento de mercado, e conseqüentemente que possuíssem representantes aqui no Brasil.

Como linha mestra de todas as tabelas comparativas ora elaboradas, observamos que a idéia de reunir estas in-formações em uma única tabela, não é julgar ou classificar cada um dos receptores, já que cabe ao futuro usuário buscar qual deles atenderá as suas necessidades, seja em função dos recursos que cada um dispõe, seja através de outros parâmetros, tais como: preço, opção por marca, suporte técnico: "in loco" ou re-moto ou programa de treinamento.

O objetivo desta tabela é condensar in-formações em um único local, visando subsidiar tecnicamente a escolha de um produto pelo futuro usuário, através de informações básicas sobre os recursos de cada um dos receptores aqui analisados, permitindo assim que seja possível avaliar a relação custo x benefício de cada produto.

A metodologia para a elaboração desta tabela consistiu em selecionar, além das funções básicas que o receptor GPS deveria ter para executar as atividades anteriormente descritas, outras funcionalidades que possibilitassem diferenciá-los uns dos outros. Uma vez definidas as funções, a tabela foi enviada as empresas representantes dos equipamentos analisados para que fossem preenchidos os campos referente às funções escolhidas, caso alguma empresa fizesse a inserção de um novo item, este era novamente enviado as demais empresas consultadas.

Com esta tabela, esperamos ter ajudado aos futuros usuários na escolha de seu receptor, seja através das informações aqui descritas ou ainda por despertar o senso crítico quando da análise desta. Caso ainda necessite maiores informações sobre cada um dos produtos aqui apresentados, consta na última linha desta tabela a relação das empresas responsáveis pelos produtos com os seus respectivos endereços e telefone para contato.


clique na imagem para amplia-la

Pesquise no Portal www.mundogeo.com outras tabelas já publicadas em edições anteriores.

Wanderley Kampa Ribas
Engenheiro Cartógrafo
wanderley@esteio.com.br

Jose Alexandre Ferreira da Silva
Engenheiro Cartógrafo
alexandre@esteio.com.br