Certamente muitos profissionais que trabalham com levantamos topográficos e geodésicos devem estar assustados com tantas siglas e novidades na área de posicionamento preciso para fins cartográficos e cadastrais.

Ao contrário de alguns poucos que ainda acreditam que o profissional de campo não deseja se atualizar, nós da revista InfoGPS estamos atentos em trazer a cada edição dicas práticas, novas opções tecnológicas e tendências futuras. Tudo com o objetivo de fazer de nossos leitores os profissionais mais atualizados do mercado, fazendo que estes conhecimentos reflitam melhorias significativas no seu trabalho diário.

Nesta edição comentamos como o sistema russo Glonass pode ser integrado ao GPS para melhorar os trabalhos de campo e também trazemos as novidades do Galileo que nos próximos meses enviará seu primeiro satélite para testes no espaço. A previsão é que em 2008 o novo sistema já esteja em plena operação.

A competente equipe do IBGE nos atualiza de como está sendo feito o processo de transição para o novo Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas – SIRGAS2000, sua compatibilidade com o sistema WGS84, que é informado pelos equipamentos GPS, e sua conversão a partir dos levantamentos e mapeamentos em SAD 69.

Entre outras informações os engenheiros agrimensores Régis Bueno e Roberto Tadeu Teixeira dão outras importantes dicas sobre o Georreferenciamento de Imóveis Rurais, de modo a transformar os profissionais em verdadeiros peritos na área.

Informamos que nossa parceria com os CREAs continua crescendo. Além do Paraná, já temos convênios assinados com os conselhos do Distrito Federal, Pará e Santa Catarina. Eles oferecem aos profissionais preços diferenciados para aquisição de assinaturas e demais produtos da editora MundoGEO. Nosso objetivo é celebrar convênios com outros CREAs em todo o país.

Finalizando, gostaríamos de dedicar esta edição à Engenheira Cartógrafa Katia Duarte Pereira, uma das autoras do artigo publicado sobre o SIRGAS e que nos deixou.

Reproduzimos abaixo o texto divulgado pelo IBGE em sua homenagem:

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa querida amiga Katia Duarte Pereira, ocorrido no último dia 29 de abril, após uma breve e corajosa luta contra a doença que a acometeu. Katia era Gerente do Projeto GPS da Coordenação de Geodésia da Diretoria de Geociências, responsável pela operação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo do Sistema GPS (RBMC), estrutura geodésica pioneira na América do Sul e reconhecida no Brasil e no exterior pela sua excelência. Além de sempre ter desempenhado suas atividades com competência, dedicação e dinamismo, Kátia tocou o coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la".

Que seu espírito continue evoluindo e nos iluminando.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartografo
Editor
emerson@mundogeo.com.br