Os primeiros satélites do sistema de posicionamento Galileo – batizados de Giove A e B (Galileo in Orbit Validation Element) em homenagem ao astrônomo italiano Galileu Galilei – já estão quase prontos. Em breve eles serão utilizados no primeiro passo da validação em órbita do programa, que envolve o lançamento de satélites experimentais.

Dia 9 de novembro Karla Peijs, ministra dos transportes da Holanda, anunciou, durante um evento no Centro de Testes da ESA naquele país, o nome dos primeiros protótipos e inaugurou uma exposição das peças para a imprensa na cidade de Noordwijk.

O primeiro Giove está sendo desenvolvido pela empresa inglesa Surrey Satellite Technology e deve ser lançado no dia 28 de dezembro da base de Baikonur, no Cazaquistão. O segundo está programado para entrar em órbita no início de 2006. Um foguete Soyuz levará os dois satélites ao espaço.

Até 2008 a Agência Espacial Européia vai colocar em órbita os 30 satélites do programa Galileo, o sistema de posicionamento europeu de controle totalmente civil.

Saiba mais: www.esa.int

A ministra holandesa Karla Pejis com o Giove A