Numa planta de valores genéricos estão indicados genericamente os valores de mercado dos terrenos, referidos a um fundo de comparação e uma mesma data. Sua principal característica é a uniformidade de critério, considerando desenvolvimento urbano, mudanças na legislação e tendências de mercado. A proposta de uso do AutoCAD Map para tal finalidade tratou da elaboração da planta de valores para Ilha Solteira – SP.

Para a elaboração de tal planta de valores foram fixados parâmetros de valorização do imóvel, considerando experiências de outros municípios, como Recife, Florianópolis, e Guarujá, com adequações para a realidade de Ilha Solteira. Os dados do levantamento de campo foram registrados num banco de dados, no qual cada parcela recebeu um valor correspondente à somatória dos fatores de ponderação considerados.

O AutoCAD Map foi utilizado como ferramenta de tratamento e representação espacial de informações armazenadas num banco de dados Access. A geração da planta de valores se dá por meio do relacionamento banco de dados – base cartográfica.

A primeira etapa para tornar isso possível é estabelecer o relacionamento entre a base cartográfica e o banco de dados: janela Project Workspace seleciona-se [Data Sources] e ativa-se a opção [Configure], permitindo a abertura de uma caixa de diálogo onde se informa o nome do arquivo do banco de dados. A Figura 1 ilustra este procedimento.


(a) Acionando a opção de configuração e (b) Configurando o banco de dados
Figura 1 – Registrando um banco de dados no Software AutoCAD Map.

Na etapa seguinte seleciona-se a opção [Microsoft Olé DB provider for ODBC Drivers] e faz o teste da conexão [Testar conexão], conforme Figura 2


(a) Definindo a vinculação de dados; (b) Definindo a conexão dos dados
Figura 2 – Confirmando o registro do banco de dados.

Em seguida, ainda na opção [Data Sources], seleciona-se [Attach] e o nome do arquivo e [Abrir], ver Figura 3.


(a) Acionando o registro (b) Nomeando o banco


(c) Selecionando o banco
Figura 3 – Registrando o banco de dados no software AutoCad Map.

A conexão propriamente dita entre o banco de dados e a base cartográfica é feita na janela Project Workspace, em tabela [Tables], clica-se [Define Link Template], escolhe-se um nome para Link Template e destaque a coluna [Key] que deverá ser a chave de acesso, [OK], Figura 4.


(a) Estabelecendo a chave de acesso; (b) Selecionando a chave de acesso
Figura 4 – Definindo a chave de acesso.

Com isso é possível executar a ligação automática dos códigos inseridos nos lotes com o campo código correspondente da tabela de dados. Na janela Project Workspace ativa-se [Link Templates, Generate Links], seleciona-se [text] e [Create Database Links], Figura 5.


(a) Acionando a geração do link (b) Executando a interface
Figura 5 – Gerando o link.

Agora, ao selecionar o lote na tabela o mesmo será destacado na base cartográfica, Figura 6.


(a) Acionando o banco de dados; (b) Selecionando o imóvel; (c) Visualizando o imóvel
Figura 6 – Destacando um objeto do banco de dados.

A operação inversa também é possível, selecionando-se o menu [Highlight], opção [Highlight Records] e [Select Objects], ao selecionar o objeto na base o mesmo é destacado na tabela (Figura 7).


(a) Acionando a seleção; (b) Selecionado o imóvel;
(c) Visualização das características do imóvel selecionado;
Figura 7 – Visualização das informações relacionadas em um banco de dados.

A criação do mapa temático se dá pela definição da topologia: no menu Map, opção [Topology], [Create], definindo-se o nome [Código] da topologia em Type, opção [Node], no quadro [Node Objects] seleciona-se a opção de seleção, [Filter Select Object] e layer [NUMCASA] que é o correspondente para código (Figura 8).


(a) Acionando a opção topologia (b); Definindo a topologia;
(c) Selecionado a layer do objeto que será a topologia
Figura 8 – Definindo a topologia.

A criação do mapa temático é feita no menu Map, [Query] [Topology Thematic Query]; na caixa de diálogo Topology Thematic Mapping, em Objects of Interest, escolha [Código], veja Figura 9.


(a) Opção de criação do mapa temático (b) Selecionando o nome da topologia
Figura 9 – Passo inicial para obtenção do mapa temático.

Em Thematic Expression, escolha [SQL], escolha [Define], na nova caixa de diálogo deve ser escolhida a coluna da tabela que, associada ao código, originará o mapa temático, neste caso, [Classe], clique [OK].

Em Display Parameter, na caixa Display Property selecione [Color], escolha [Define], selecione [ADD], nessa caixa de diálogo Thematic Display Option existem três parâmetros a serem especificados:

• Color: onde é selecionada a cor representativa no mapa temático;
• Value: onde é selecionado o valor ou caracter que esta cor está representando;
• Description: onde se descreve a representação da cor.

Para cada nova categoria do mapa temático selecione [ADD], ao final, selecione [OK], (Figura 10).


(a) Escolhendo a expressão temática (b) Definindo a expressão temática


(c) Parâmetros básicos do mapa temático (d) Adicionando os parâmetros ao mapa
Figura 10 – Criando um mapa temático.

Para definir a legenda: na caixa de diálogo Thematic Display Options, escolha [Legend], selecione [Create Legend] e defina-a, clique [OK] e em seguida [Proceed], (Figura 11).


Figura 11 – Criando legenda para o mapa temático

Os resultados na forma de mapa temático representam a planta de valores, onde os imóveis são classificados e representados em classes que indicam o grau de valorização do imóvel.

De posse da planta de valores é possível avaliar as necessidades de cada parcela do município, se é falta de serviços públicos, infra-estrutura básica, serviços que estão ao alcance do poder público expandir ou se as deficiências são de características físicas: tipo de edificação, situação na quadra, serviços que não estão ao alcance do poder público alterar.

Uma planta de valores contribui, portanto, para o planejamento urbano na medida em que fornece indicativos de investimentos para se ter uma melhor valorização de um determinado grupo de imóveis. Além disso, melhora o sistema tributário, justifica e, em alguns casos, aumenta a arrecadação; lembrando que o objetivo maior não é aumentar os de baixo valor, mas sim, aumentar os de grande valor que nem sempre são classificados como tal.

A elaboração de uma planta de valores para toda a área urbana de um município com o uso de sistema de informações geográficas contribui para a informatização das informações que dependam da mesma, as seqüentes expansões que forem acontecendo estarão sendo atualizadas automaticamente, obtendo informações rápidas e atuais a qualquer momento.

Sueila Pereira da Cruz
Graduanda em Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista
sueilap@yahoo.com.br

José Augusto de Lollo
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista
jalollo@yahoo.com.br