Comunicamos que estão sendo preparadas mudanças editoriais e gráficas para as próximas edições das revistas InfoGEO e InfoGPS. Estamos fazendo reuniões, consultando assinantes, ex-assinantes, participantes de listas de discussão do setor e profissionais da área de comunicação.

O objetivo é produzir um conteúdo atraente tanto para iniciantes, como também para os membros tradicionais da comunidade de geoinformação. Temos a convicção que cumprimos um importante papel para abrir mercados, gerar negócios e fortalecer o setor.

Como qualquer outra mídia, temos como proposta atender o leitor com três funções básicas: informar, orientar e analisar. No quesito informação, as revistas têm cumprido seu papel publicando notícias atualizadas e de interesse da maioria dos leitores. Isso é fruto de uma seleção do que é gerado diariamente e publicado no portal MundoGEO.

A triagem é sempre um grande desafio, pois no portal temos total liberdade de espaço, enquanto na revista tudo é mais limitado. Sabemos que o nosso público tem perfis profissionais muito distintos, logo é um desafio atender a todos os interesses.

Para orientar e analisar, contamos com valiosas colaborações espontâneas, além, obviamente, daquelas que solicitamos aos especialistas. O grande objetivo é publicar temas sobre os quais os leitores têm dúvidas e precisam do cruzamento de diversas opiniões para auxiliá-los na tomada de decisões, na avaliação de eventuais mudanças de rota em seus projetos.

Além dos artigos assinados, tabelas que comparam produtos e entrevistas são bons espaços para estimular os leitores a desenvolver uma visão crítica e proporcionar suporte a mudanças.

Nesta edição apresentamos uma entrevista exclusiva e sobretudo ousada com o novo diretor do INPE, Gilberto Câmara. Vejo nele um homem de valor, que alia sua posição no governo a uma obstinação empresarial na luta para manter o espírito público sempre em primeiro lugar, visando, acima de tudo, o bem estar da sociedade brasileira.

Na nova seção, +Dados, Silvana Camboim e Roberto Santos apresentam de forma simples e didática os potenciais e limitações dos dados geográficos disponíveis no Google.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo – Editor
emerson@mundogeo.com