UFRGS – Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia- Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Instituto de Geociências- Departamento de Geodésia

Estudo do erro de Modelos Digitais de Elevação gerados a partir de cartas topográficas digitalizadas e imagens do sensor orbital ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission Reflection Radiometer).

O presente trabalho propõe formas de avaliação de Modelos Digitais de Elevação (MDEs) que foram obtidos a partir de imagens do sensor orbital ASTER e de cartas topográficas digitalizadas, escala 1:50.000. A região modelada está localizada no sudeste de Santa Catarina (planície costeira) abrangendo também faixa nordeste do Rio Grande do Sul (planalto meridional). As avaliações dos MDEs foram desenvolvidas em duas etapas denominadas: análise entre modelos e análise utilizando pontos de controle. A análise entre os MDEs consistiu no cálculo da diferença das altitudes do MDE ASTER com o MDE Cartas, sendo que os resíduos apresentados foram avaliados estatisticamente. Os resultados mostraram a presença de erros grosseiros e sistemáticos inseridos nos modelos, os quais foram quantificados utilizando-se algumas técnicas de processamento digital de imagens, entre elas o scarttergrama 2D. A segunda etapa foi realizada com utilização de pontos de controle, que permitiu o cálculo e avaliação estatística das diferenças das altitudes dos pontos coletados com cada um dos modelos. Através de um teste estatístico não paramétrico comprovou-se que os dois MDEs possuem distribuições diferentes. Pela interpretação das diversas análises concluiu-se que apesar dos dois modelos apresentarem erros grosseiros, o modelo cartas ainda apresentou melhores resultados na representação do relevo da região de estudo. A metodologia de análise de erros em MDEs utilizada foi considerada eficiente e de fácil manipulação ao usuário.

Aline Gomes da Silva Druzina – alinegsd@terra.com.br   
Jorge Luiz Barbosa da Silva – jorge.silva@ufrgs.br   
Sérgio Florêncio de Souza – sergio.florencio@ufrgs.br