A Petrobras de hoje nasceu da perseverança do escritor Monteiro Lobato. Em 1927, depois de ser adido comercial do Brasil nos EUA, o escritor voltou ao país. Nessa época, entre 3 e 10 horas da manhã, ele redigia colaborações para jornais e, no tempo livre, escrevia seus livros. Depois, ia tratar de seus negócios ligados à luta incessante para achar petróleo em solo brasileiro. Em paralelo, ele percorria o Brasil fazendo conferências e promovendo eventos para alertar a sociedade e pressionar o governo a priorizar o petróleo como base econômica alavancadora do crescimento nacional. A insistência nessa idéia levou o escritor à prisão.

Em 1953,  cinco anos após a morte de Lobato, o presidente Getúlio Vargas assinou a Lei 2004, criando a Petrobras. Desde então o povo brasileiro acompanha admirado o crescimento galopante da empresa e reconhece sua importância no cenário corporativo mundial.

O que provavelmente Monteiro Lobato nem imaginava era quanto o petróleo impulsionaria as empresas privadas e o setor de pesquisa e desenvolvimento. Hoje, a empresa é a maior contratante regular de produtos e serviços do setor de geoinformação – não apenas como compradora direta, mas também como fomentadora do mercado. Várias de suas prestadoras de serviços utilizam GPS, estações robotizadas, imagens de satélite, aerolevantamentos e sistemas GIS para executar seus projetos.

Nesta edição especial da InfoGEO vocês conhecerão um pouco dessas experiências, descritas pelos especialistas da própria empresa junto com instituições parceiras. Em todas as fases da cadeia do óleo e do gás, a geoinformação aparece: da exploração, produção e processamento à distribuição. Além disso, é na área de meio ambiente que as geotecnologias têm destaque especial, principalmente na prevenção e minimização dos efeitos de acidentes.

A InfoGEO Óleo e Gás está sendo distribuída para todo o setor no país – mercado que é formado pelo público interno da Petrobras, entidades coligadas e prestadores de serviços. O objetivo é divulgar algumas das principais aplicações, disseminar a importância de investimentos desse tipo na empresa e inspirar técnicos, usuários e pesquisadores a criar novos projetos. Desta forma, ajudamos a tornar a Petrobras cada vez mais moderna e eficiente e promovemos o crescimento do mercado de geoinformação.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo e diretor da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com