Uma pesquisa feita pela empresa de análise de tecnologias sem fio Berg Insight indica que 60% dos aparelhos WCDMA terão receptores GPS e Galileo até 2010.

A tecnologia de posicionamento por satélites disponibiliza serviços baseados em localização (LBS na sigla em inglês) e também serviços como navegação pessoal em telefones móveis. Outro benefício  é a possibilidade de georreferenciar chamadas móveis de emergência com alta precisão.

O sistema GPS já é o padrão nos dispositivos CDMA para o mercado americano, onde é usado para serviços de emergência. Recentemente iniciativas similares foram anunciadas no Japão, com a introdução de chips GPS em terminais 3G para o ano de 2007.

Andrá Malm, analista de telecom da Berg Insight, acredita que novas regulamentações de serviços de emergência nos EUA deverão considerar o sistema europeu de posicionamento por satélites Galileo, que deverá estar operante a partir de 2010.

"Obviamente haverá uma forte pressão política para demonstrar os benefícios do projeto Galileo para o público o mais rápido possível. Uma futura diretiva dos Estados Unidos sobre a inclusão do sinal do Galileo em todos os aparelhos móveis para chamadas de emergência iria ao mesmo tempo aumentar o salvamento de pessoas e criar um mercado de massa para a alta tecnologia européia", comentou.

Mais informações: www.berginsight.com