A definição de padrões e a busca por compartilhamento dos dados geográficos são objetivos importantes, pois economizam tempo, dinheiro e ainda facilitam e democratizam sua utilização. Particularmente na América Latina, região com escassez de dados e recursos, a geoinformação precisa ser melhor aproveitada.

A revista InfoGEO enviou a engenheira cartógrafa Silvana Philippi Camboim para o Chile especialmente para participar da 9a Conferencia de la Infraestrutura Global de Datos Espaciales (GSDI). O artigo que ela escreveu nesta edição apresenta um panorama mundial do tema e comenta as particularidades latino-americanas e as dificuldades brasileiras, destacando a necessidade de cooperação entre instituições e da posterior coordenação de esforços resultando em parcerias fortes e duráveis.

Novo portal e revista de serviços de localização

Segundo a empresa de pesquisas ABI Research, existem 12 milhões de dispositivos de localização no mundo. Para os próximos cinco anos a previsão é de um crescimento de 30 vezes, passando dos 300 milhões de usuários. Carros, caminhões, navios, aviões, cargas, pessoas e até animais estão sendo rastreados e monitorados. Para atender a essa demanda, há várias opções de produtos e serviços no mercado.

Para auxiliar na informação aos usuários e promover negócios no setor, a MundoGEO está preparando o lançamento, neste primeiro semestre, de um novo portal e uma nova revista exclusivos para a área de rastreamento de veículos, posicionamento pessoal, navegação por satélites e demais serviços de localização. É só aguardar que logo teremos novidades.

->GNSS: rendimento líquido por setor em 2005
GNSS: rendimento líquido por setor em 2005
Fonte: Galileo

MundoGEO participa de eventos no exterior

O engenheiro cartógrafo Eduardo Freitas Oliveira, assessor editorial da MundoGEO, esteve presente no final de 2006 em Córdoba, na Argentina, participando de um evento promovido pelo portal El Agrimensor; em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em um encontro de usuários da ESRI e Leica Geosystem e em Florianópolis, no Cobrac, promovido pela UFSC.

Esses três eventos foram importantes para que a MundoGEO conheça melhor a dinâmica do mercado de geoinformação da América Latina, além de permitir uma ampliação de nossa rede de contatos, visando trazer mais conteúdo atualizado aos nossos leitores. Matérias sobre esses eventos podem ser lidas na revista InfoGPS|GNSS 16 e na InfoGEO em Espanhol 5, disponíveis no portal MundoGEO.

No início deste ano, a jornalista Andrea Greca Krueger participou do Autodesk World Press Day, em São Francisco, na Califórnia, um evento exclusivo para jornalistas de revistas segmentadas. Na próxima edição da InfoGEO ela apresentará as principais novidades da multinacional para o mercado latino-americano.

Guia de Empresas 2007

Um dos campeões de visitas do Portal, o Guia de Empresas conta com mais de 100 empresas cadastradas e pode ser acessado livremente por não-assinantes. A versão impressa do Guia de Empresas 2007 será distribuída em março.

É possível inscrever sua empresa no Guia, mesmo depois do lançamento da versão impressa. Seu negócio pode entrar na versão online e também na tabela que sai em todas as edições das revistas em 2007. Maiores informações pelo email marketing@mundogeo.com 

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo
Diretor e editor da MundoGeo
emerson@mundogeo.com