Segundo a ABI Research, existem no mundo atualmente 12 milhões de dispositivos com GPS, e até 2011 este número chegará a 315 milhões. É um crescimento de 26 vezes! Liderando este avanço estão as áreas de mobilidade pessoal, também chamada LBS, e as que envolvem veículos terrestres como caminhões e carros. Com fatias menores ficam as áreas de mapeamento, GIS, atividades de lazer, serviços de emergência, além de mobilidade envolvendo aviões, barcos e trens.

Além do setor de segurança, este novo mercado está atendendo às áreas de logística, distribuição e lazer. O mercado tradicional de geoinformação, formado pelo GIS, sensoriamento remoto, cartografia e agrimensura, não representa muito nesta explosão do mercado. No entanto, evidentemente ele será afetado pela demanda por dados cartográficos, softwares de análise geográfica e força de trabalho de profissionais do setor.

Entram em cena novos atores, como as empresas de rastreamento de veículos, gerenciadoras de risco, seguradoras, provedores de conteúdo, desenvolvedores de sistemas e de aplicativos. Todos, de alguma forma, vão ter que conhecer melhor o mercado de geoinformação, que faz parte da cadeia produtiva deste emergente setor.

Novo portal InfoGPSonline e revista InfoGPS

Para atender este mercado em expansão, a Editora MundoGEO lançou em abril um novo portal exclusivamente dedicado aos mercados de rastreamento, roteirização, navegação e serviços baseados em localização. O portal www.InfoGPSonline.com foi idealizado para preencher uma lacuna que existe no mercado, entre as empresas que fornecem tecnologia e os profissionais que trabalham na área de transportes, logística, vendas, seguros e segurança. Além disso fazem parte do público alvo todas as pessoas interessadas na tecnologia de localização para mobilidade pessoal, lazer e aventura.

O objetivo é suprir essa carência de conteúdo, atuando como uma “ponte” e divulgando novidades técnicas e curiosidades. O novo portal tem notícias atualizadas diariamente, artigos técnicos, fórum de discussões, agenda de cursos e eventos, links, guia de empresas, etc.. Tudo com a mesma qualidade já conhecida do portal MundoGEO. O InfoGPSonline está sendo lançado em português, mas nos próximos meses começará a publicar conteúdo em espanhol e inglês.

Para junho está previsto o lançamento de uma nova revista bimestral, chamada InfoGPS. Ela será distribuída via assinatura e vendida cartografia e cadastro, passará a se chamar InfoGNSS Geomática.

Destaques desta edição

Nesta edição apresentamos a cobertura do Galileo Information Days, que aconteceu no final de março em São José dos Campos com organização do Centro de Informações do Galileo para a América Latina, do qual a MundoGEO faz parte. Na seção Fique Ligado estão as novidades da área de geo na internet e na coluna GEOInsights os assuntos são a geotecnologia e a base da pirâmide social.

Dando continuidade à discussão iniciada na edição passada, no Fórum apresentamos uma análise sobre bancos de dados geográficos. Nas seções Passo a Passo e +dados os assuntos são o PostGIS e a qualidade de dados na era do compartilhamento, respectivamente. A influência do Google nos aerolevantamentos e o uso de GIS no plano de manejo de reservas naturais são tratados em artigos técnicos.

A integração dos sistemas de informações geográficas com as ferramentas de gestão de empresas (ERP, CRM, SCM e Business Intelligence) é o assunto da matéria de capa. Esta é mais uma área onde o GIS ainda é pouco utilizado, mas que deverá ter um grande crescimento no futuro.

Parcerias com revistas internacionais

Duas revistas internacionais agora são parceiras de conteúdo da MundoGEO: a revista americana InsideGNSS, especializada na área de Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS na sigla em inglês); e a revista européia GIM, especializada na área de Geomática. Desta forma, nossos leitores terão acesso às principais novidades mundiais em primeira mão.

Parcerias educacionais com UnicenP-PR e Senac-SP No início deste ano a MundoGEO assinou duas parcerias na área educacional, com o Centro Universitário Positivo (UnicenP) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP). A idéia inicial é promover cursos de curta duração nas áreas de geomática e serviços de localização, oferecendo mais uma opção para os profissionais se atualizarem.

Emerson Zanon Granemann, engenheiro cartógrafo
Diretor e editor da MundoGEO
emerson@mundogeo.com