Google Earth, Yahoo Maps, Nasa World Wind, Microsoft Virtual Earth e as milhões de possibilidades de  mashups que estão surgindo tornarão todos os usuários em potenciais geógrafos e cartógrafos? Esta é uma das perguntas que faço aos leitores. Acessei o Google recentemente e fiz uma busca do termo “Neogeography”. Foram encontradas 209 mil citações. O termo “Neogeografia” obteve 620 retornos, sendo mais de 95% de fontes em espanhol.

As aplicações de mapeamento no estilo “faça você mesmo”, com a utilização de APIs, têm trazido algumas das funcionalidades do GIS para as mãos de leigos. A princípio, criar uma aplicação para mapas online era reservada para os analistas de GIS, porém as coisas parecem estar mudando.

Neogeografia significa “nova geografia”, e pode ser definida pela utilização, via internet, de mapas e conceitos de GIS para as mais diversas aplicações possíveis, desde planejamento de viagens à localização de clientes de uma pizzaria de bairro e, quem sabe, até mesmo para aplicações mais complexas.

Ferramentas como o Google Earth estão produzindo um impacto profundo na forma como a geoinformação é entendida. Avaliar e medir este impacto é tarefa de pesquisadores, tanto da área de geotecnologias como antropólogos, sociólogos e economistas, além de empreendedores em busca de novas oportunidades de negócios. Afinal, estamos passando por uma avassaladora mudança na forma de enxergar o mundo em que vivemos.

A Neogeografia veio para ficar?

Conselho editorial e consultivo

Com o objetivo de produzir uma revista cada vez mais em sintonia com o mercado, a InfoGEO está montando um Conselho Editorial e Consultivo, formado pelas principais lideranças das empresas de produtos e serviços da área. Profissionais de ensino, que estejam atentos à realidade do mercado, também farão parte desta equipe.

Para complementar o time, porém, está faltando o principal: a opinião dos leitores, razão de existência da revista. Serão duas formas de você, leitor, participar. Uma através do envio de sugestões ou críticas diretamente ao editor da revista, pelo e-mail emerson@mundogeo.com. Garanto que todas as mensagens, sem exceção, serão avaliadas e respondidas.

Outra opção será a participação no Blog da MundoGEO. Neste espaço, nossa equipe informa tudo que o leitor precisa saber sobre os temas das revistas que ainda serão lançadas. O Blog está disponível dentro do portal www.MundoGEO.com e o leitor pode publicar seus comentários.

Revistas e assinaturas grátis para associações de profissionais, escolas técnicas, universidades públicas e eventos

Para conhecer mais detalhes sobre as condições desta parceria e solicitar revistas ou assinaturas cortesia, os interessados deverão entrar no portal www.MundoGEO.com  e acessar a área “Parceiros”, na parte superior da home, ou então enviar um e-mail para parceria@mundogeo.com.

Destaques desta edição

Neste número apresentamos uma cobertura do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que aconteceu em Florianópolis. Veja também dicas sobre internet na coluna Fique Ligado, e detalhes sobre o uso corporativo de dados geográficos na seção Fórum. Nas seções +dados e Passo a Passo, os assuntos são o ArcGIS Explorer e o PostGIS, respectivamente. Veja ainda um artigo sobre Gestão Municipal e tudo sobre sensores aerotransportados na matéria de capa.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo
Diretor e editor da MundoGEO
emerson@mundogeo.com