Mais um sensor do Projeto World Zeus, que tem o objetivo de fornecer gratuitamente pela internet dados sobre a incidência de descargas elétricas, foi instalado no país, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Outros dois estão na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP). Os sensores, que são formados, entre outras coisas, por uma antena e por um aparelho GPS (Sistema de Posicionamento Global), detectam a energia estática liberada pelos raios na atmosfera.

Com os três equipamentos, que cobrem todo o território nacional, é possível detectar mais de 80% dos raios que caem no país em uma distância de até oito mil quilômetros de cada sensor.

Projeto mundial

Ao todo, o World Zeus mantém 13 sensores instalados em países do continente africano, europeu, americano e um no Caribe, que geram informações sobre todos os continentes.

O portal da iniciativa disponibiliza imagens e informações das regiões de maior incidência de raios, com atualização a cada dez minutos. As consultas podem ser feitas diariamente em tempo real e também é possível acompanhar a evolução de queda dos raios em dias e meses anteriores. Todo o conteúdo do site está em inglês.
Além da USP, Uece, UFMS e Inpe, estão envolvidas a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a Fundação Nacional de Ciência Americana (NSF), a Universidade de Connecticut e a Universidade de Las Vegas.

+Informações
www.zeus.iag.usp.br