A utilização de máquinas e implementos agrícolas nas culturas anuais ou semi-perenes no Brasil, é um dos fatores que mais demandam recursos financeiros, devido ao custo em combustíveis, mão-de-obra e depreciação das máquinas. Além disso, se mal utilizadas, pode acarretar danos ambientais, como erosão e compactação do solo. O objetivo deste trabalho foi criar utilizar técnicas de geoprocessamento para avaliar a geometria dos talhões e o traçado dos carreadores, em uma região canavieira, e propor um cenário de talhões para ser comparado com o modelo atual. A área de estudo se localiza no município de Piracicaba, estado de São Paulo. A tecnologia utilizado para o georreferenciamento das imagens, cruzamento dos mapas, elaboração de MNT, e criação do banco de dados foi o desenvolvida pela INTERGRAPH e INPE. Foram utilizadas fotografias aéreas para a identificação das feições de interesse. Com a metodologia utilizada, foi proposto um cenário de talhões, e calculados; o comprimento dos carreadores, a área de preservação permanente, o tempo de manobra de máquinas agrícolas de duas operações agrícolas, assim como a eficiência de percurso. A geometria dos talhões tem uma relação direta com a eficiência dos meios de produção.

Introdução

O cenário econômico da a cultura da cana-de-açúcar para os próximos anos é promissor, e a necessidade de aumentar a produção para atender a demanda está contribuindo para novos investimentos no setor (BRASIL, 2003).

Apesar das perspectivas serem favoráveis, algumas regiões com tradição no plantio de cana-deaçúcar estão passando por modificações, de acordo com a nova legislação paulista (Lei nº 11.241 de 19/02/02) que regulamenta a queima em canaviais no estado, restringindo as áreas onde não 167 possam ser realizadas operações de colheita mecanizada (Sparovek, 1997). Além disso, devido ao alto custo de produção, devido à indexação dos insumos ao dólar e o elevado preço das terras no estado de São Paulo, faz com que a adoção de estratégias que permitam incrementar o rendimento financeiro seja uma necessidade, almejando garantir a oferta dos produtos oriundos da cana-de-açúcar (GLEBA, 2001). A utilização de técnicas de Geoprocessamento para em uma região canavieira pode contribuir, por ser uma poderosa ferramenta gerencial (Assad & Sano, 1993).

Material e Métodos

Sistema de coordenadas e projeção

Os planos de informação foram georrefenciados e projetados no sistema Universal Transverso de Mercator (UTM), zona 23, datum horizontal Córrego Alegre, esferóide Internacional, origem Equador, 45o W (10.000 km/500 km). Este sistema é do tipo cilíndrico conforme, permitindo representar corretamente áreas e distâncias.

Coleta de dados de campo

Foram coletados pontos por DGPS, para o georreferenciamento das imagens provenientes de fotografias aéreas. Com um GPS de navegação foram coletados pontos com problemas de erosão (carreadores), nascentes, cursos d’água e outras feições de interesse, de acordo com Bernardi (2002).

Fotografias aéreas

Para derivar os mapas de uso e cobertura do solo, assim como para a determinar o formato dos talhões foram utilizadas fotografias aéreas correspondentes ao ano de 2000, escala 1:25.000. As imagens, provenientes de digitalização das fotografias aéreas, foram analisadas para o reconhecimento de feições de interesse (carreadores, drenagem, talhões, pastagem, etc.),  a tecnologia INTERGRAPH. De acordo com Marchetti, (1986), não existe classificação de revestimento e uso da terra que seja única e ideal. Cada classificação é feita de forma a atender as necessidades do usuário e adaptadas à região (Wolf, 1974). Áreas de interpretação duvidosa foram identificadas nas fotografias e visitadas no campo para determinar o seu uso corretamente.

Ensaios de campo

Foram realizados dois ensaios de campo com o objetivo de mensurar o tempo de manobra de duas operações agrícolas para a cultura da cana-de-açúcar; adubação e aplicação de herbicida. Ambas foram realizadas no mês de julho. Com os tempos médios gastos nas operações, foram estimados para todos os talhões, observados nas fotografias aéreas assim como o cenário, elaborado de acordo com a metodologia proposta.

Metodologia

Com o objetivo de criar um cenário com talhões e carreadores, para que fossem comparados com a realidade de campo, foram utilizados mapas de diversas fontes. O fluxograma da metodologia é apresentado na Figura 1

Figura 1: Cruzamento dos planos de informação para elaboração do sistema
Figura 1: Cruzamento dos planos de informação para elaboração do sistema

Resultados e discussão

A situação atual e o cenário proposto foram comparados de acordo com os critérios avaliados neste estudo. Observando-se a Tabela 1, é possível perceber o aumento da eficiência em 8,69%, assim como o de outros parâmetros produtivos. Os talhões, representados vetorialmente no sistema, observados na região de estudo e o cenário proposto são mostrados na Figura 2.a e 2.b respectivamente. Conde & Joaquim (1995) obtiveram resultados semelhantes em relação a área total e extensão de carreadores, entretanto estes autores não quantificaram o tempo gasto com manobras e não utilizaram técnicas de geoprocessamento.

Tabela 1. Comparação entre o modelo adotado e o cenário proposto
Tabela 1. Comparação entre o modelo adotado e o cenário proposto


Figura 2.a – Talhões  sem planejamento


Figura 2.b – Talhões após planejamento.

Conclusões

O presente trabalho alcançou com êxito seus objetivos. A geometria dos talhões, assim como o traçado dos carreadores tem uma influência significativa no tempo de manobra (relacionados com a eficiência das duas operações agrícolas estudadas), no comprimento total dos carreadores e estradas vicinais assim como na área cultivada. Com metodologia adotada foi possível avaliar uma região canavieira e propor critérios para a elaboração de cenários que contribuíram para:

• aumentar a eficiência de percurso, reduzindo o tempo de manobra nas cabeceiras, possibilitando economia em horas/máquinas;

• reduzir o comprimento total dos carreadores, de modo a diminuir o consumo de combustível;

• diminuir a compactação do solo, pela redução do número manobras e de passadas nas operações agrícolas;

• aumentar a área produtiva, pela diminuição da área com carreadores e estradas vicinais;

• localizar áreas potenciais para Preservação Permanente, referente à mata ciliar e a declividade permitida pelo código florestal vigente.

Referências

Artigo em Revista:
REVISTA GLEBA – INFORMATIVO TÉCNICO. Cana-de-açúcar: proteger o ambiente e continuar gerando empregos. Edição Setembro 2001. http://www.cna.org.br/gleba99n/set01/cana.htm. (20 out. 2003).

Livro:
ASSAD, E.D.; SANO,E.E. Sistema de Informações Geográficas: aplicações na agricultura. Brasília: EMBRAPA, CPAC, 1993. 274p. MARCHETTI, D.A.B.; GARCIA, G.J. Princípios de fotogrametria e fotointerpretação. São Paulo: Nobel, 1986. 257p.
WOLF, P.R. Elements of photogrammetry. New York: McGraw-Hill,1974. 562p.

Internet:
BERNARDI, J.V.E.; LANDIM, P.M.B. Aplicação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) na coleta de dados. http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/textodi.html. (20 out. 2002.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Japão quer importar álcool de novas áreas
agrícolas do Brasil.
http://extranet.agricultura.gov.br/pls/pubacs_cons/!ap_detalhe_noticia_cons?p_id_publicacao=4455. (22 out. 2003).

Evento:
CONDE, A.J.; JOAQUIM, A.C. Planejamento de talhões pela base física. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA AGRONÔMICA, 7., Piracicaba, 1995. Piracicaba: COPERSUCAR, 1995. p.156-160.
SPAROVEK, G. Informações geográficas para a identificação de áreas com potencialidade para colheita de cana crua. In: SEMANA DA CANA-DE-AÇÚCAR DE PIRACICABA, 2., Piracicaba, 1997. Anais. p. 58-60.