A edição de 2007 do GEOBrasil Summit foi um sucesso. O número de participantes foi superior a todas as edições anteriores. No evento teve início a parceria, na organização do congresso, entre Alcantara Machado e Reed Exhibitions, a maior promotora de feiras de negócios do mundo.

Além dos 3,5 mil participantes e das 52 marcas expostas na feira, marcaram presença conferencistas altamente qualificados. Autodesk, CVRD, Embrapa, Esri, Fugro/Earth Data, Gita, GSDI, Inpe, Intergraph e Pitney Bowes/MapInfo, enviaram seus principais executivos e técnicos para apresentarem palestras e debaterem as geotecnologias.

17 de julho
O dia de abertura do GEOBrasil Summit foi um sucesso, com grande movimento nos estandes, auditórios cheios e negócios sendo fechados. O fato triste ficou por conta do vôo 3054 da TAM, o maior acidente da  aviação brasileira.

18 de julho
O segundo dia aconteceu em clima de abatimento. Alguns congressistas, palestrantes e visitantes da feira, que viriam de outras cidades, tiveram seus vôos cancelados, porém o evento continuou normalmente. Na abertura das palestras especiais, foi respeitado um minuto de silêncio em memória às vítimas do acidente.

19 de julho
O último dia do evento reservou uma boa surpresa. Na edição de 2008 haverá maior integração com a comunidade da América Latina. Por esta razão, o nome do evento, a partir de 2008, será alterado para GEO Summit Latin America.

Destaques desta edição
Veja na seção Lançamentos os softwares de geoprocessamento que são novidade no Brasil e no mundo, e no Navegando detalhes sobre o Cbers-2B, programa I3GEO, monitoramento da Amazônia, Microsoft Virtual Earth, imagens TerraSar-X, além das seções Geo em Portugal e Galileo News.

Na seção Fique Ligado fazemos um apanhado das novidades na internet sobre neogeografia, dados livres e web 2.0. O presidente da Esri, Jack Dangermond, é o destaque na entrevista, com um bate-papo sobre o presente e o futuro das geotecnologias.

Nesta edição, a seção Fórum muda de foco e inicia uma discussão sobre a padronização de dados espaciais no mundo, com o primeiro de uma série de textos de profissionais ligados a esta importante área de estudo.
Na seção Passo a Passo continuamos a série de artigos sobre o PostGIS, um banco de dados para informações espaciais.

Uma abordagem sobre a interoperabilidade com o uso de uma ontologia de domínio, aplicada ao zoneamento de um município, é feita em um artigo técnico que mostra que o desenvolvimento de uma ontologia não é uma tarefa trivial.

Brasil SDI e Geo&Conservação
Esta edição inaugura duas novas colunas, a Brasil SDI, um espaço para a discussão da Infraestrutura de Dados Espaciais no Brasil; e a Geo&Conservação, com detalhes sobre as aplicações das geotecnologias na área ambiental.

Eduardo Freitas Oliveira
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com