As próximas edições das revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática com certeza causarão grande impacto junto ao mercado. Após pesquisas com leitores e anunciantes, confirmamos nossa impressão de que era preciso mudar. A comunidade de geoinformação está cada vez maior, o mercado está em constante mudança, por conta de novos lançamentos e pela convergência tecnológica e as quebras de paradigmas provocadas por conceitos novos como GeoWeb e Neogeografia.

Atentos a essa movimentação, detectamos que existem basicamente dois tipos de públicos no mercado: os especialistas, que trabalham em empresas produtoras de geoinformação e nos setores técnicos das empresas, e precisam de conteúdo mais especializado; e os usuários e tomadores de decisão, que tem o foco em seu negócio e precisam conhecer de uma forma menos técnica como a geomática pode lhes ajudar a melhorar o desempenho de seus serviços.

Desta forma, a nova revista InfoGNSS Geomática terá um enfoque tecnológico, e produzirá conteúdo nas áreas de agrimensura, cartografia, sensoriamento remoto e GIS. Equipamentos, dados e softwares serão o destaque. A nova InfoGEO, por seu lado, dará total destaque às aplicações que utilizam a geomática e os geoportais nas áreas de governo, infra-estrutura (saneamento, energia elétrica, telecomunicações e transportes), meio ambiente, agricultura, mineração, óleo&gás e geomarketing.

Emerson Zanon Granemann
Diretor e publisher
emerson@mundogeo.com

Exclusivo: mercado brasileiro de geotecnologias movimentará 620 milhões de reais em 2008

Nesta semana, participei como mediador das palestras e do painel de Infraestruturas de Dados Espaciais em um Fórum que foi realizado em São Paulo. O evento pode ser considerado um divisor de águas no mercado. Primeiro, porque a empresa Intare apresentou com total exclusividade dados sobre o mercado de GIS e sensoriamento remoto no Brasil para 2008. A partir de uma pesquisa quantitativa, feita diretamente com os grandes contratantes do setor, vários dados até então desconhecidos foram divulgados.

Outro grande momento foi o debate sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE). Ficou evidente que chegou o momento desse tema ser colocado em destaque no Brasil. O evento GEO Summit Latin America 2008 (ex GEOBrasil) terá como tema âncora esse assunto, numa visão corporativa. Estavam presentes no Fórum vários importantes executivos das empresas do setor de geotecnologias do Brasil, como Engemap, Imagem, CTGEO, Gisplan, Geoexplore, Santiago&Cintra, Funcate, entre outros, além de empresas de rastreamento de veículos e infraestrutura, governo federal, forças armadas e  instituições como o Inpe e a Concar, através de seu representante no Ministério de Meio Ambiente. O evento foi promovido pela empresa Intare, como apoio da MundoGEO.