Abstract. This paper proposes realize a usability assessment of Geographic Information Systems (GIs). The interest of this research concentrates in a clear perception of an exponential increase in the use of the Information Systems in the most spheres of the society, meanly in that offer geographic information. In this turn, it is fundamental assess the usability criteria of these systems; with the aim TO verify the rigor of their developments. Was selected sites of the GIS where were applied the criteria of Information System Assessment of Vilella(2003).

Resumo. Este artigo propôs realizar uma avaliação da usabilidade de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). O interesse desta pesquisa reside na percepção clara de um aumento exponencial de uso dos Sistemas de Informação nas mais diversas esferas da sociedade, em particular naqueles que fornecem informações geográficas. Torna-se, portanto, fundamental avaliar os critérios de usabilidade de tais sistemas a fim de averiguar o rigor com que são desenvolvidos. Foram selecionados sites de SIG onde foram aplicados os critérios de Avaliação de Sistema de Informação, de Vilella(2003).

Introdução
Os Sistemas de Informação estão atuando cada vez mais nas mais diversas atividades humanas. É difícil imaginar uma situação contemporânea onde não haja a presença de um Sistema de Informação sustentado por uma base computacional. Do mundo corporativo privado à esfera publica, percebe-se um uso exponencial e inimaginável dos Sistemas de Informação (Laudon & Laudon, 1999). Os Sistemas de Informação têm se apresentado em um nível cada vez maior do seu escopo de atuação, de recursos digitais e de apresentação. Os Sistemas de Informação Geográfico (SIG), por sua vez, fazem parte de um tipo particular de SI e é notória a sua relevância em diversas situações. Um Sistema de Informação Geográfica ou GIS – Geographic Information System é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais, que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

O objetivo deste trabalho é aplicar critérios de avaliação de Sistema de Informação para averiguar o nível de usabilidade, funcionalidade e conteúdo de SIG´s. Para tal, foram utilizados e adaptados os princípios de avaliação de usabilidade de Vilella (2003), analisando a pertinência dos construtos de usabilidade em sistemas específicos, como o caso do SIG.

Sites Avaliados:
www.maplink.com.br, http://maps.google.com , www.apontador.com.br




FONTE: Dados dos pesquisadores

Gráfico 1 – Comparação da Dimensão Conteúdo

FONTE: Dados dos pesquisadores

Gráfico 2 – Comparação da Dimensão Usabilidade

FONTE: Dados dos pesquisadores


Análise dos Resultados
Conforme descrito, o site “apontador.com.br” foi o sistema com maior nota entre os avaliados, tendo um ótimo conteúdo e com bom potencial de usabilidade. Uma observação importante é a sua preocupação em disponibilizar o seu conteúdo em vários idiomas (português, inglês e espanhol). Outros pontos fortes se referem às ferramentas de personalização e colaboração de conteúdo como blog, chats e promoções aos clientes. Destaque-se, também, a publicidade feita em forma de metadados, como pontos onde se encontra revendas de pneus, por exemplo. Outro ponto positivo são os serviços disponíveis neste site, como seguro de automóveis, informações de clima, trânsito e rotas rodoviárias, sendo este último item contendo informações de custo de combustível para a viagem, custo da viagem com pedágios e tempo previsto para a rota traçada. Percebe-se que este foi o site mais completo dentre os analisados tendo uma quantidade de informação proporcional a quantidade de funcionalidades. Por outro lado, tem com pontos negativos a quantidade de publicidade em torno das informações, o que torna confuso com excesso de informações. Outro aspecto questionável é quanto se oferece uma ferramenta de busca complexa de utilização, como por exemplo, uma pesquisa só pode ser feita pelo logradouro completo (Rua, Nº, Cidade, Estado, País), além de ter uma cobertura de mapas menor que os outros sistemas avaliados.

O site “maplink.com.br” se caracteriza por ter bastantes informações na sua tela inicial, porém deixa a desejar quanto às informações espacial-geográficas, tendo em geral seus mapas desatualizados dentre os três sites analisados. Suas informações geográficas, até a data da pesquisa, possuem endereços de apenas 19 cidades brasileiras. Quanto às funcionalidades, tem algumas importantes, como RSS de noticias, informações de pedágios, consumo de combustível e planejamento de viagem. Além de FAQ´s com as principais dúvidas dos usuários. O “maplink.com.br” tem como principais serviços agregados os sistemas rotorizador de transporte rodoviário personalizado e o serviços de acesso a informações geográficas e "mapas" via GPS, sendo estes serviços pagos. Tem como ponto destacável na usabilidade do site uma boa navegabilidade. Porém, a inexistência de metadados do sistema para pontos geográficos importantes é um fator negativo.

O terceiro site pesquisado, “maps.google.com”, tem sua principal característica na dimensão conteúdo. Tendo suas melhores notas, “maps.google.com” tem mapas de praticamente todo o globo. Destacam-se, também, as informações sobre dos dados, os metadados, sendo encontrados nos mapas a descrição e até fotos dos principais pontos turísticos do mundo. Existe uma tendência de ampliação de ferramentas e uma maior possibilidade de personalizar o site pelo usuário, como gravação dos “meus mapas”. Um outro ponto positivo é sua busca simples e rápida, onde se pode encontrar praticamente qualquer ponto ou cidade com um único acesso. O “maps.google.com” tem aspectos negativos em informações correlatas e em funcionalidades como blog, RSS ou FAQs para os cliente e rotas.

Conclusões
No transcorrer de aplicação dos critérios de avaliação, mesmo se tendo optado por atribuir notas aos critérios, não foi o objetivo do trabalho criar um ranking de melhor ou pior site, mas sabe-se que muitas críticas foram advindas dos resultados obtidos com a metodologia adotada. Esta é, provavelmente, talvez uma das mais relevantes observações que se pode alcançar com a realização da pesquisa, a de que a propriedade da metodologia utilizada é ponto fundamental não só para se obter resultados válidos, mas também para que esses resultados possam ser inteligíveis e efetivamente compreendidos.