A gestão territorial da infraestrutura crítica da agroenergia no Brasil é um dos projetos que devem ser alavancados com a renovação das instalações da Embrapa Monitoramento por Satélite. O projeto é realizado em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e propõe uma plataforma de trabalho baseada em um sistema de monitoramento por satélite e cartografia digital da dinâmica de investimentos e de mudanças no uso e ocupação das terras no país.

Esse processo induz importantes alterações no uso e ocupação das terras, com impactos sócio-econômicos e ambientais diversos. Uma nova infraestrutura de alcooldutos, usinas, fábricas, estradas, novas redes de transmissão de energia elétrica, processamento e armazenagem está surgindo e atraindo novos investimentos públicos e privados.

Por meio de instrumentos como o monitoramento por satélites e os sistemas de informações geográficas, é possível reunir informações numéricas e cartográficas atualizadas, por município, Estado, região e para todo o país, que devem subsidiar as políticas públicas para o setor. Da maneira como é estruturado, estes sistemas permitem avaliações conjunturais, construção de cenários evolutivos e medição dos efeitos das iniciativas governamentais e privadas nesse campo.

Com informações da Embrapa Monitoramento por Satélite