A área de geotecnologia é uma das que mais cresce em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Com um crescimento estimado de 20% para este ano, o dimensionamento do mercado potencial de geotecnologia no país, para 2008, é de 619 milhões de reais. Os dados são provenientes da pesquisa de mercado desenvolvida pela empresa Intare Consultoria em Gestão da Informação.

Contando com dados quantitativos e qualitativos detalhados, as informações coletadas na pesquisa foram analisadas minuciosamente para a obtenção do atual diagnóstico do mercado brasileiro de geoinformação. Veja na matéria de capa desta edição alguns números da pesquisa, e conheça com mais detalhes o mercado de geotecnologia no Brasil.

Outras pesquisas

Uma pesquisa encomendada ao Instituto DataCenso, de 2005, já apontava alguns dados quantitativos sobre o mercado brasileiro de geotecnologia. O trabalho foi contratado pela Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial (Gita), com o apoio da Editora MundoGEO, e mostrava informações corporativas sobre a elaboração de estratégias de mercado, avaliação de serviços prestados e caracterização das empresas do setor.

Outra pesquisa, que teve início em julho de 2004, deverá ter seus resultados divulgados nos próximos meses. O projeto está sendo executado pela empresa Geoconsult, sob a coordenação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e recursos da Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), e tem o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre o mercado brasileiro de geoinformação.

Os resultados do trabalho serão utilizados pelo Inpe no apoio às políticas públicas do setor, e culminará com a publicação de um artigo intitulado Panorama do Mercado Brasileiro de Geoinformação, que trará uma compilação de todas as entrevistas e uma análise do mercado brasileiro de geotecnologia.

Parcerias editoriais internacionais

A seção Fórum desta edição conta com um texto da agrimensora argentina Mabel Alvarez, que é a responsável pelo informativo IDE Iberoamérica. No Fórum, Mabel apresenta um panorama sobre as Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e na Península Ibérica. Para os “hispano-hablantes”, a versão online da seção Fórum tem a versão original do texto, em espanhol.

Dando continuidade à parceria com a revista GIM International, nesta edição publicamos um artigo dos pesquisadores Hossein Mohammadi, Abbas Rajabifard e Ian P. Williamson, da Universidade de Melbourne, no qual os autores defendem o uso de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) para resolver os problemas de integração de dados de várias fontes e de fragmentação entre instituições envolvidas no processo.

Vamos mapear o Brasil?

Assim como a Revista InfoGNSS Geomática, a presente edição da InfoGEO inaugura a seção “Vamos mapear o Brasil?”, um espaço para discutir as ações necessárias para preencher o imenso vazio cartográfico do território brasileiro.

Nesta primeira edição, o diretor e publisher da MundoGEO, Emerson Zanon Granemann, propõe algumas questões relacionadas ao assunto e também sugere ações a serem realizadas, primeiramente para a conscientização sobre a necessidade de mapas, e em um segundo momento para a obtenção de resultados concretos.

Saiba como participar

A Editora MundoGEO colocará seus portais e suas revistas à disposição do projeto. O Blog MundoGEO também será um espaço para discussões mais informais. Um espaço no GEO Summit Latin America 2008 e o envio de press releases sobre o assunto também estão previstos.

Além disso, a seção está aberta para a participação de toda a comunidade. Se você ou sua instituição está realizando ou planeja realizar o mapeamento de alguma região do Brasil, envie mais detalhes para editorial@mundogeo.com.

E aí? Vamos mapear o Brasil?

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com