Após 30 anos do lançamento do primeiro satélite Glonass, a Rússia agora planeja usar o formato de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA, na sigla em inglês) na nova geração de satélites Glonass-K, com os primeiros lançamentos previstos para 2010. A adição de sinais CDMA reflete o desejo do governo russo em aumentar a compatibilidade e interoperabilidade com os serviços abertos dos demais sistemas globais de navegação por satélites.

A Força Aérea Americana anunciou recentemente que um consórcio liderado pela empresa Lockheed Martin ganhou a concorrência para a construção da nova geração do GPS, conhecida como GPS III. O novo programa vai melhorar os serviços de posicionamento, navegação e tempo de todo o sistema, para usos civis e militares em todo o mundo.

A Secretaria da Defesa Civil do município de Paulínia, no interior de São Paulo, tornou possível, através de ações planejadas, identificar áreas onde há maior incidência de ocorrências. Com base nesses dados foi desenvolvido o Mapa de Gerenciamento de Recursos e Ameaças Múltiplas, que permite uma visão precisa e abrangente das áreas que requerem maior atenção quanto ao planejamento das ações de prevenção e preparação da Defesa Civil, para melhor enfrentamento dos desastres naturais ou provocados pelo homem.

A prefeitura de Sorocaba legalizará 8 mil imóveis em situação irregular no perímetro urbano da cidade. O processo deve atingir 13 áreas urbanas. A maioria dos núcleos se formou após a invasão das terras, sobretudo de áreas verdes, por grupos de sem-teto nos últimos 20 anos. O projeto foi iniciado em 2005, mas agora entra na fase decisiva, com o cadastramento das famílias para a concessão dos títulos de propriedade.

A autorização para um novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi publicada no dia 15 de maio no Diário Oficial da União. Serão 250 vagas para o cargo de analista censitário, que exige formação de nível superior, e 700 para agente censitário, que exige nível médio. Os convocados trabalharão no levantamento do perfil sócio-econômico e demográfico dos municípios brasileiros.

O Sistema Estadual de Estatística e Informações Geográficas do Estado de Goiás (Sieg) apresenta um novo serviço, chamado Estatísticas Georreferenciadas, que agora oferece três opções para aquisição de dados estatísticos: arquivo vetorial, tabela de dados e mapa interativo.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da cidade de São Paulo, por meio do Departamento de Controle de Uso das Vias Públicas (Convias), pediu o auxílio de especialistas norte-americanos para montar um mapa unificado do subsolo de São Paulo. Está prevista a parceria com uma empresa de consultoria sediada nos Estados Unidos para criar uma política de gerenciamento.