Idealizado pelo casal de exploradores ambientais Gérard e Margi Moss, o projeto Rios Voadores tenta descobrir como funciona o regime de chuvas que caem sobre o país, e com isso aprofundar os estudos sobre o transporte de vapor d’água da Bacia Amazônica para outras regiões do Brasil e da América do Sul.

Os chamados “rios voadores” são correntes de ar que carregam umidade do norte ao sul do Brasil. O termo tem uma explicação, pois a quantidade de vapor d’água transportada por essas massas de ar tem volume que pode ultrapassar a vazão de todos os rios das regiões centro-oeste, sul e sudeste.

A pesquisa procura responder algumas questões: como o desmatamento da Amazônia afetará o clima no resto do país; de que forma essa degradação afetará as chuvas das regiões sudeste e sul, de maior produção de energia hidroelétrica; e como essa umidade vai do norte ao sul do Brasil.

Amazonas

Desde o início do projeto, em junho de 2007, já foram realizados seis vôos. As amostras estão sendo analisadas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), em Piracicaba. Mais informações podem ser encontradas em www.riosvoadores.com.br.