Configuração do receptor

1 Abra o programa PCCDU.

2 Escolha a porta para conexão, USB ou Serial.

3 Para a configuração da antena, selecione a aba Configuration e em seguida Receiver.

Uma nova janela de configuração abrirá.

Hiper Topcon - Tela 1

4 Selecione a aba Minter.

5 No campo FN key mode, habilite a opção Occupation mode switch.

6 No campo Initial data collection dynamic mode, habilite a opção Kinematic.

Clique em Apply e saia do programa, desconectando a antena.

Hiper Topcon - Tela 2

Iniciar o levantamento

7 Aperte a tecla power e solte-a para ligar o receptor. A princípio, a luz Star (LED) piscará vermelha.

8 A partir do momento que o receptor rastrear um ou mais satélites, o LED STAT piscará verde para satélites GPS, laranja para satélites Glonass e uma piscada curta vermelha indicará que ele ainda não recebeu o almanaque e que o levantamento não pode ser iniciado. Deve-se aguardar que acenda apenas a luz verde (GPS) e laranja (Glonass) antes de iniciar a coleta de dados. Isso assegura que o receptor inicie com dados corretos e que rastreie satélites suficientes para garantir dados pós-processados de boa qualidade.

Obs.: o processo de aquisição dos satélites geralmente leva menos de um minuto. Em uma nova área, sob folhagem pesada ou depois de reiniciar o receptor, poderá levar alguns minutos.

Hiper Topcon - Tela 3

9 Para iniciar a coleta de dados, aperte e segure a tecla FN (função) de um a cinco segundos.

Solte a tecla FN quando a luz LED REC (gravação) ficar verde. Isso indica que um arquivo foi aberto. A partir desse momento, inicia-se a contagem de tempo para solução da ambigüidade. Como o Hiper possui o método On the Fly (OTF), não é necessário que se aguarde um certo tempo parado para a solução da ambigüidade. Logo, já é possível deslocar-se pelos locais de coleta, evitando a perda de sinal durante dez minutos.

Hiper Topcon - Equipamento 1

Hiper Topcon - Equipamento 2

10 O LED REC fica verde e, nesse momento, você pode caminhar para o ponto de início de seu percurso. Quando chegar ao local desejado, aperte a tecla FN por um segundo, verifique se o LED REC ficou laranja, e então desloque-se pelas feições de interesse (ruas, talhões, etc.), já que esse levantamento é realizado em movimento.

O LED REC laranja indica que os pontos que formarão a linha do levantamento cinemático estão sendo coletados. Permaneça em movimento até percorrer todo o percurso desejado.

Hiper Topcon - Equipamento 3

Hiper Topcon - Equipamento 4

11 Quando terminar, aperte a tecla FN por um segundo e o LED REC voltará a ficar verde. Então, segure a tecla FN até apagar a luz LED REC. Aperte e segure a tecla power até que se apague a luz, depois solte-a.

Após o término do levantamento, os dados estarão salvos na memória do Hiper. Descarregue-os. Antes do processamento deve-se configurar, no Topcon Tools, função Processar>Propriedades do Processamento, a opção Habilitar Cinemático Contínuo. Assim, visualizam-se os pontos levantados no modo cinemático.

Com esse guia de levantamento cinemático sem coletora para o Hiper, complementam-se todas as funções já conhecidas do equipamento, demonstrando novamente o seu bom desempenho e versatilidade, que atende plenamente às diversas aplicações utilizadas pelos seus usuários.

Guilherme Henrique dos Reis
Engenheiro – Departamento de Suporte
guilherme@embratop.com.br 
www.embratop.com.br