Localizar escolas, hospitais, postos do Poupatempo, delegacias de polícia e, até, hotéis e shoppings centers. Ou então, obter dados sobre população, municípios, renda per capita e índice de desenvolvimento humano (IDH). Tudo isso ficará mais fácil para o cidadão comum e, mesmo, para quem já trabalha com esse tipo de informação.

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A. (Emplasa), vinculada à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, põe à disposição da população na internet o EmplasaGeo, sistema de informações georreferenciadas.

Nesse tipo de sistema, as informações estão conectadas a mapas. O usuário não vai simplesmente saber onde fica determinado local de serviço público ou atrativo turístico, numa localidade, mas verá sua localização em mapas, podendo ampliar e usar outros recursos na área pesquisada, além de obter dados adicionais.

Tela do Emplasageo
Página principal do Emplasa Geo: o primeiro sistema a oferecer informações georreferenciadas

“As informações que estarão no EmplasaGeo já estavam disponíveis, de certa forma, no site da Emplasa, mas no formato de banco de dados, e não na forma georreferenciada”, explica Gilberto Ramos Alves, gerente da Unidade de Instrumentos para o Planejamento da instituição. “Criamos um sistema que tenha atratividade para o público em geral, não apenas para técnicos.”

Zoom

O EmplasaGeo não é o único sistema a fornecer informações por meio de mapas. Mas é o primeiro a disponibilizar informações georreferenciadas no âmbito do governo estadual. Além disso, é inédito por juntar informações de utilidade pública, culturais e dados técnicos, num único site e de maneira fácil para o usuário comum acessar.

Interatividade
Interatividade do site permite navegar por outros endereços, como a Pinacoteca (no detalhe)

Outra diferença é que alguns sites contêm informações estáticas. O usuário não consegue trabalhá-las de acordo com o seu interesse. Ou seja, não existem recursos para selecionar determinada área, aumentá-la, mover para outro ponto de interesse e, depois, imprimir o que se obteve. Tudo isso será possível no novo sistema graças a uma série de ferramentas, como zoom mais, zoom menos e mover. “O usuário poderá trabalhar as informações diretamente no nosso banco de dados”, observa o gerente da Emplasa.

O novo site cobre as três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo – capital, Campinas e Baixada Santista – e as concentrações urbanas de São José dos Campos, Sorocaba-Jundiaí e Piracicaba-Limeira. Mas, existe ainda, segundo Alves, a possibilidade de se inserir no sistema informações das demais áreas estaduais.
Com relação à macrometrópole, ela abrange 102 municípios, perfazendo uma área total de mais de 28 mil km², com 28,9 milhões de habitantes. Isso corresponde a 72,2% da população estadual e a 15,6% do total do País. Sua importância econômica pode ser representada pelo valor do seu Produto Interno Bruto (PIB), de US$ 239,1 bilhões, montante equivalente a 80,1% do total estadual e a 27,1% do nacional.

Manifestações Folclóricas

O sistema é voltado, em especial, para o usuário comum. De acordo com o analista de sistemas Alexandre Monteiro Barboza, da equipe de GIS (em inglês, Geographic Information System) da Emplasa, a pessoa não precisa ser técnica para navegar no site, nem requer tanta habilidade. “Com dois ou três cliques se obtém uma informação”, observa. Já o profissional especializado está acostumado a buscar esse tipo de informação em outros sites, inclusive no da própria Emplasa.

O usuário obtém informações gerais sobre o sistema logo ao acessá-lo, na página de apresentação, onde há também um dispositivo (pluging) a ser ativado, para que se visualizem os mapas e consiga a interatividade proporcionada por eles. A página seguinte (a principal) é onde se encontram as ferramentas de navegação (zoom por área selecionada, zoom mais e zoom menos, por exemplo) e os três grupos de informações que são encontrados no site. Além disso, nela estão os botões “atualizar”, “localizador” e “sobre o EmplasaGeo”.

Os grupos de informações se referem a temas básicos (que engloba, por exemplo, transporte metropolitano, infra-estrutura turística, e cultura e lazer), dados censitários em temas (como os relativos a domicílios permanentes e alfabetizados) e metrópole por temas (PIB per capita e IDH, por exemplo).

Infra-estrutura turística, por exemplo, subitem de temas básicos, traz informações sobre bares, hotéis, shoppings e restaurantes, com endereço, horário de funcionamento e localização no mapa. Nesse subitem, o usuário encontra ainda as manifestações folclóricas e o patrimônio histórico existente nos municípios da macrometrópole, todos acompanhados de fotos. Os grupos sobre dados censitários e metrópole por temas referem-se a informações mais técnicas.

Transporte Público

O usuário também poderá consultar diretamente o banco de dados da Emplasa e recuperar informações que não estão pré-programadas no site, por meio do botão “localizador”. Dá para levantar, por exemplo, quais os municípios da macrometrópole que tinham, em 2000, mais de 250 mil habitantes e compará-los com os dados populacionais de 2007. Pode ainda localizar as regiões, dentro da macrometrópole, onde se concentram os maiores índices de crianças de zero a seis anos, além de outros dados.

As informações do banco de dados têm como fontes a própria Emplasa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as prefeituras, e serão enriquecidas e atualizadas continuamente.

Do mesmo modo, o EmplasaGeo será continuamente atualizado. As prefeituras serão as principais fornecedoras de informações. Numa segunda etapa, dentro de dois meses, deve receber dados sobre creches municipais, zonas eleitorais, atendimento a portadores de deficiência e uma série de outros tópicos, incluindo a melhor opção de transporte público para determinado trajeto. Se o usuário está numa estação do Metrô e quer chegar a um Poupatempo, por exemplo, conseguirá saber que tipo de transporte (ônibus, trem ou o próprio Metrô) deve tomar.

+Informações
EmplasaGeo – www.emplasa.sp.gov.br/emplasageo 
Sugestões para complementar e aprimorar o site podem ser enviadas para atendimento@emplasa.sp.gov.br 

Paulo Henrique Andrade
Agência Imprensa Oficial