Com o tema “Cadastro Técnico Multifinalitário: O Direito do Cidadão Diante da Transparência Pública”, foi realizado entre os dias 19 a 23 de outubro, em Florianópolis, o 8º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (Cobrac 2008).

Paralelamente aconteceram também o 6º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 3º Encontro para os Países da América Latina. Ressalta-se que o Cobrac é o único congresso periódico no continente americano especificamente na área de Cadastro.

A Revista InfoGNSS Geomática esteve presente no primeiro dia do Cobrac 2008, marcado pelas discussões sobre o Cadastro Europeu e a sua adaptação à América Latina, além do debate sobre a implantação de uma Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) no Brasil.

Cadastro na Europa
Mesa redonda: o Cadastro Europeu e a sua adaptação à América Latina

Além disso, o Cobrac contou com mesas redondas sobre a Caixa Econômica Federal e o financiamento de projetos cadastrais; o projeto de reforma do cadastro rural do Incra; as políticas do Ministério das Cidades para o Cadastro, o saneamento e o Plano Diretor; o SPU e o CTM na gestão costeira; e o potencial das empresas brasileiras nas áreas de cartografia e cadastro.

Além do congresso, o Cobrac 2008 contou também com uma feira de produtos e equipamentos. Empresas da área de aerolevantamentos, como Base Aerofotogrametria, Engefoto e Aerocarta, estavam presentes. Já no setor de equipamentos para levantamentos de campo, All Comp, Manfra, Santiago & Cintra e Alezi Teodolini/Trimbase marcaram presença.

O curso técnico de geomensura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), com um estande na feira, apresentou o Museu da Topografia, com equipamentos e acessórios que mostram como a cartografia e o cadastro eram feitos no passado.

Museu da Topografia
Museu da Topografia do Cefet-SC

Em setembro de 2006 o Cefet-SC criou o Museu da Topografia, com equipamentos, acessórios e livros antigos da área de geomensura. Além de instrumentos antigos, também são expostos equipamentos já em desuso, tanto de campo como de escritório.

O Cobrac é uma promoção do Grupo de Pesquisa em Cadastro Técnico (GT Cadastro), que atua no Departamento de Engenharia Civil, através do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

+ Informações
www.cobrac.ufsc.br