A Trimble anunciou no início de outubro que chegou a um acordo definitivo para a aquisição da empresa alemã TopoSys, especializada em sistemas para coleta de dados baseados em aerofotogrametria e Lidar. Os sistemas da TopoSys são usados nas áreas de mapeamento para proteção da costa, controle do uso e ocupação do solo, modelagem de cidades, mineração, entre outras.

Devido a problemas técnicos, as autoridades russas responsáveis pelo veículo lançador Rockot, que enviaria o satélite Goce ao espaço, anunciaram que o lançamento foi adiado para 2009. O Goce (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade) foi projetado para proporcionar modelos únicos do campo gravitacional terrestre e do geóide, na escala global e com uma precisão e resolução sem precedentes.

O Estado de São Paulo deve lançar até junho de 2009 o mapeamento do solo das zonas de afloramento do Aqüífero Guarani. Além disso, um relatório responderá quais áreas estão sujeitas à contaminação e que usos são indicados para esses espaços. Os dados vão alimentar um Sistema de Informações Geográficas (GIS) e servirão de base para a regulamentação ambiental.

A ampliação da rede geodésica paranaense, que começou a ser feita no final de 2007, foi concluída pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). O Estado passa a contar agora com 52 marcos geodésicos, ante aos 19 anteriores. O trabalho foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governo anunciou, no final de outubro, a criação de uma nova linha de financiamento do capital de giro das empresas de construção civil, com o objetivo de conter o desaquecimento das atividades do setor. A nova linha será formada através da liberação de 5% dos depósitos da caderneta de poupança e poderá atingir 11 bilhões de reais. Com o crédito, as empresas com dificuldades em manter suas obras em andamento poderão tomar dinheiro emprestado a um custo anual de 11,4% a 12,4% ao ano.