Alguns anos atrás, ouvi de um empresário que vende equipamento de automação topográfica a seguinte frase: “Você está fazendo uma revista boa demais para o mercado. Os profissionais desse setor não têm cultura para absorver este conteúdo. Eles são pessoas simples e trabalhadoras, e não têm tempo para ler a revista”.

Nunca mais esqueci essas palavras, pois elas reforçaram nossa vontade em produzir uma revista cada vez melhor. Minha opinião é contrária a desse empresário. Concordo com a simplicidade e pragmatismo dos profissionais, mas de forma alguma concordo com o julgamento cultural. Durante esses anos temos conhecido mais de perto esses profissionais que atuam no campo. Cada vez mais estão ficando conectados na web, ampliando suas equipes com profissionais mais novos e atualizados, muitos são os próprios filhos. Eles são verdadeiros exemplos de empreendedorismo.

Quem duvida disso pode conversar com alguns deles e perceber a vontade de se atualizar e conhecer novas tecnologias. Claro que existem os que ficaram no passado, mas a maioria decidiu por se modernizar. Mas com critério, pois como qualquer consumidor atual, precisa saber das reais vantagens de investir em novos equipamentos. Isto é, eles precisam se atualizar lendo artigos isentos e participando de eventos.

Da nossa parte temos a certeza que estamos fazendo nosso papel de produzir um conteúdo inovador e em plena sintonia com o mercado.

GEO Summit 2009

O GEO Summit  Latin America 2009 tem como tema principal “Soluções Geoespaciais para Infraestrutura e Sustentabilidade”.

Mesmo no meio da crise, o mercado de geotecnologias vem reagindo bem. Em que pese as dificuldades e cortes de investimento de empresas globais, o Brasil ainda vem resistindo, pois os investimentos no país na área de infraestrutura, inseridos no PAC, aos poucos começam a sair do papel. Baseado neste cenário, de um certo otimismo e da grande demanda reprimida de investimentos no setor, o evento GEO Summit começa a fazer parte da agenda de quem quer vender produtos e serviços do setor na feira e de quem deseja se atualizar no congresso, fortalecer parcerias e achar a melhor solução para potencializar os seus projetos.

O congresso deste ano, que acontece em paralelo à feira, está sendo formatado em seus diversos temas para apresentar aos participantes resultados de projetos já consolidados nas áreas de coleta de dados em campo, processamento e análise geográfica, além de novas tecnologias. A expectativa deste ano é repetir o sucesso de público de 2008, que reuniu mais de 3,5 mil visitantes na feira, incluindo os quase 600 congressistas e 50 expositores. O perfil previsto dos participantes vai desde o técnico e engenheiro que coleta dados em campo, passando pelos especialistas em geoprocessamento até chegar aos profissionais que atuam como gestores de projetos das mais diferentes áreas e que necessitam usar a geoinformação para a tomada de decisão.

Veja a grade atualizada do congresso em www.geobr.com.br/eventossimultaneos/congresso.php

Emerson Zanon GranemannEmerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Diretor e Publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com