Todos falam de crise econômica, e no Brasil não é diferente, porém há um certo otimismo de que os negócios vão melhorar em breve e que depois da tempestade voltará a bonança.

Com uma desaceleração na atividade econômica, e consequentemente no trabalho diário das empresas de geomática, abre-se uma janela de oportunidade para as companhias repensarem sua rotina e seus processos, com o objetivo de minimizar perdas e maximizar a eficiência na produção.

Veja na matéria de capa desta edição quais os principais métodos, programas e ferramentas para a implantação da Qualidade Total nas empresas. A Gestão de Projetos é outra tendência em empresas de construção civil, infraestrutura e geomática, com o objetivo de otimizar o uso de recursos financeiros, humanos e físicos, entre outros.

Este é um bom momento para as empresas buscarem por soluções inovadoras como forma de gerar vantagem competitiva, tanto para si mesmas como para seus clientes. Uma linha de pensamento leva à busca constante da inovação nas empresas ao invés de privilegiar o investimento em eficiência. O próprio governo federal tem acenado com o fomento à inovação, através de editais públicos de incentivo a empresas e universidades.

Depois que a “marolinha” passar, as empresas de geomática que estiverem organizadas e implantarem as devidas ferramentas de administração estarão à frente da concorrência, e emergirão como líderes de seu setor.

Destaques

Veja nesta edição uma matéria com alguns dos principais empresários do setor de geomática, que demonstram otimismo quanto à crise atual e falam sobre suas estratégias para 2009. Confira também dois artigos técnicos sobre a qualidade nas empresas de geo. O primeiro destaca a importância das Certificações ISO e o uso de novas tecnologias nas empresas de topografia, enquanto o segundo explica como funciona a gestão da qualidade nas empresas de geomática.

Eduardo Freitas OliveiraEduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da Revista InfoGNSS Geomática
eduardo@mundogeo.com