Um ranking com os melhores e os piores cursos na área de exatas, com base no resultado do Enade 2008, foi divulgado no início de setembro. Mais de 380 mil estudantes fizeram a prova no ano passado. Para chegar ao resultado, o Ministério da Educação analisou 30 áreas no total.

No grupo 1 das engenharias, no qual incluem-se cartográfica e agrimensura, estão entre os cinco melhores o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Universidade de Brasília (UNB). Já entre os cinco piores estão a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Católica de Santos (Unisantos).

No grupo 7 das engenharias, que inclui ambiental, de minas e de petróleo, a melhor é a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, enquanto a pior é a Faculdade de Caldas Novas.

Apenas 35 instituições de ensino superior no país concentram os cursos mais bem avaliados pelo Ministério da Educação nas 30 áreas analisadas no ano passado. De acordo com os dados divulgados, 105 cursos tiveram nota máxima entre os 7,3 mil avaliados.

O destaque fica por conta do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que teve três graduações avaliadas neste ano e as três tiveram conceito máximo (em uma escala que varia de 1 a 5). Além disso, o IME recebeu nota 5 em oito dos seus nove cursos. O outro teve conceito 4.

Os resultados são do Conceito Preliminar de Curso (CPC), usado pelo Ministério da Educação para definir quais instituições terão avaliação in loco (as que tiveram conceito 1 e 2, considerados insatisfatórios).

USP é a 38ª melhor do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) ocupa, hoje, o 38º lugar entre as 100 melhores universidades do mundo, segundo o Webometrics Ranking Web of World Universities, elaborado pelo Ministério da Educação da Espanha.

Os resultados referem-se ao ano de 2009. A classificação da USP corresponde a um avanço de 49 posições, se comparada com a última edição anunciada em janeiro de 2008. Além disso, a USP é a primeira no país e na América Latina.

Engenharia de agrimensura e cartográfica

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aprovou, no início de setembro, a proposta de criação do curso de graduação em engenharia de agrimensura e cartográfica. Dessa forma, o curso passa a integrar o elenco de opções para o vestibular UFBA 2010, com início da primeira turma no próximo semestre.

O curso de engenharia de agrimensura e cartográfica na Escola Politécnica da UFBA terá duração de seis anos, e será ofertado no período noturno, com 45 vagas anuais. O projeto pedagógico do curso está disponível em www.geodesia.ufba.br.

Uma enquete realizada na lista de discussão da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – São Paulo (Abec-SP) abordou a proposta do MEC para a mudança dos nomes dos cursos de engenharia no País. A pesquisa perguntava: como você acha que deveria ser a nova denominação dos cursos de engenharia cartográfica e de agrimensura?

O resultado final mostrou que “engenharia de geomática” foi a opção mais votada, seguida de “engenharia cartográfica”, depois “engenharia de agrimensura e cartográfica” e, por último “engenharia de agrimensura”, sendo esta a opção do Ministério da Educação.

Conheça a lista da Abec-SP em http://br.groups.yahoo.com/group/ABEC-SP.


Cursos mais promissores

Investimentos maciços em energia limpa ao redor do mundo prometem garantir o futuro de profissionais como fazendeiros, empreendedores em tecnologias verdes e urbanistas, de acordo com a revista norte-americana Fast Company. Segundo a publicação, as 10 profissões mais promissoras da próxima década serão: fazendeiro, engenheiro florestal, instalador de painéis solares, construtor de prédios eficientes no uso de energia, fabricante de turbinas eólicas, biológo focado em conservação, graduado em “MBA verde”, reciclador, desenvolvedor de sistemas focado em sustentabilidade e urbanista. ?


Compra e Venda de GPS

O Portal GPS inaugura uma ferramenta para compra e venda de equipamentos. Voltado principalmente para a área de navegação, o Portal GPS é um Fórum bastante completo onde pode-se encontrar discussões sobre as principais marcas de navegadores GPS do mercado, como Garmin, TomTom, Mio e Magellan, além de celulares Nokia.

O Fórum também conta com uma seção exclusiva para dúvidas sobre o Projeto Tracksource, voltado ao desenvolvimento de mapas roteáveis para dispositivos Garmin.

Conheça a seção de Classificados do Portal GPS em www.portalgps.com.br/classificados.

Planalto estreia Blog

Está no ar, desde o final de agosto, o Blog do Planalto. O projeto foi anunciado em junho passado, durante o Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre.

O blog é produzido pela Secretaria de Comunicação Social e pela Secretaria de Imprensa do Planalto. O conteúdo do Blog do Planalto foi licenciado em Creative Commons, que permite a cópia e distribuição do conteúdo, desde que seja citado o crédito.

O único porém é a falta de espaço para comentários no blog, o que o torna um veículo de mão única, sem a possibilidade de interação por parte dos leitores.


Clone

Está no ar também o Blog do Planalto B, uma espécie de “clone” do original, com a possibilidade de incluir comentários.

Conheça o Blog do Planalto em http://blog.planalto.gov.br, e o seu clone em http://planalto.blog.br.