Topcon ISA Santiago & Cintra Geo-tecnologias, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado, representante exclusiva no Brasil de algumas das maiores e melhores marcas mundiais de geotecnologias, apresenta ao mercado brasileiro a estação total Topcon IS, que reúne em um só produto as funções de imagem e scanner de longo alcance.

A Topcon IS não é apenas uma estação total, mas sim um equipamento completo de imageamento e escaneamento (até 20 pontos por segundo) com capacidade para realizar trabalhos com alto grau de detalhamento, levantando milhares de pontos em poucas horas. Além disso, é capaz de realizar simultaneamente o imageamento da cena levantada.

Com precisão de 1” e 3” na medição angular, alcance de até 3 mil metros utilizando um prisma, 2 mil metros sem prisma e precisão de 2 milímetros + 2ppm, a estação Topcon IS é indicada para aplicação em levantamentos plani-altimétricos, mapeamento de divisas, escavações e terraplanagens, rodovias (é possível criar projetos de estradas em campo), locações de obras, medições para controle de estoque de materiais, “as built” e monitoramento de estruturas, entre outras, com os dados sendo armazenados na memória interna do equipamento ou em cartões de memória e pen drives.

A Topcon IS conta com duas câmeras digitais de 1,3 megapixels, sendo uma posicionada logo acima da luneta, integrada ao corpo da estação e captando imagens do ambiente (como se fosse um croquis digital) para selecionar as regiões de interesse, e outra incorporada à ocular da estação, possibilitando imagens com ampliação ótica de até 30 vezes; ou seja, o usuário tem na tela a mesma imagem que veria na luneta.

Com interface em ambiente Windows, muito amigável e de fácil aprendizado, o painel frontal de controle apresenta teclado alfa numérico e um monitor colorido sensível ao toque (touchscreen) no qual é possível visualizar a cena a ser levantada, em tempo real.

Para realizar uma visada basta apenas um toque na tela. A imagem, com aproximação ótica de até 30 vezes, permite que o usuário faça pontaria fina em locais de interesse, eliminando assim, na maioria dos casos, a visualização pela ocular.

A Topcon IS também tem outras opções, como a locação automática de pontos. Para isso, basta inserir na estação o projeto com os pontos, ou somente o desenho, e a IS é capaz de apontar automaticamente para uma coordenada selecionada pelo usuário. Além disso, permite a focagem automática e de alta precisão em prismas, com possibilidade de acompanhar o auxiliar sem a interferência do operador, armazenando pontos durante a trajetória.

A estação Topcon IS possui capacidade de se conectar à internet via Wi-Fi ou Bluetooth. Dessa forma, é possível enviar dados via internet, do campo diretamente para o escritório, além de controlar remotamente a IS.

Você pode conhecer um pouco mais sobre a Topcon IS assitindo a um vídeo em www.santiagoecintra.com.br/mala_direta/estacao_is/video.asp, disponível também no YouTube www.youtube.com/mrsantiagoecintra.

Modelo 3D com imagem real: milhares de pontos e riqueza de detalhes em poucas horas
Modelo 3D com imagem real: milhares de pontos e riqueza de detalhes em poucas horas

+INFO www.santiagoecintra.com.br/