Uma equipe liderada pelo profissional Airton Lopes Silva ganhou o prêmio de maior precisão topográfica poligonal, registrado pelo RankBrasil, utilizando equipamentos da marca Geodetic. Airton é o primeiro profissional da área, no Brasil, a entrar para o Livro dos Recordes.

A precisão topográfica, encontrada na construção de um túnel adutor para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Tadeu I, no município de Santo Antonio do Laverger (MT), jamais havia sido alcançada em túneis escavados a fogo no Brasil. O empreendimento possui aproximadamente 2,5 mil metros de comprimento, sendo que o erro topográfico identificado foi de apenas 0,009 milímetros no eixo X e 0,036 milímetros no eixo Y, enquanto a precisão altimétrica chegou a somente 0,023 milímetros.

Um fator que contribuiu para a precisão da obra foi a alta qualidade dos equipamentos topográficos utilizados. Além disso, o sucesso da operação deve-se à elaboração de um plano topográfico local, através do traçado de uma poligonal com mais de 10 quilômetros de extensão, tendo como obstáculo a Serra de São Vicente, uma das maiores do Estado.

O trabalho pode ser acessado pelo site http://www.rankbrasil.com.br/, na categoria Arquitetura e Engenharia.