A gestão fundiária pode ser definida como o processo de gerenciamento do uso e desenvolvimento dos recursos da terra de forma sustentável, abrangendo várias áreas, como georreferenciamento de imóveis, cadastro rural, planejamento urbano e agricultura.

Apesar do avanço nos setores de mapeamento e cartografia, o mercado brasileiro ainda tem um vazio de geoinformações, principalmente no setor de georreferenciamento de imóveis rurais. Além disso, há uma demanda crescente por levantamentos topográficos em áreas rurais e urbanas.

Por outro lado, alguns receptores GPS são limitados e caros. O desenvolvimento de uma solução voltada exclusivamente para as necessidades do mercado brasileiro, envolvendo receptores do sistema Galileo, poderia ser uma solução para tudo isso.

Para tentar suprir esta demanda, foi criado o Enhanced Code Galileo Receiver (Encore), um projeto que reúne empresas e instituições do Brasil e da União Europeia com objetivos comuns: introduzir receptores do Galileo no mercado brasileiro, para aplicações de georreferenciamento e cadastro rural; estimular a participação de entidades internacionais na região; e desenvolver um receptor de alta precisão e baixo custo baseado nos sinais do Galileo.

O consórcio Europa-Brasil coloca em sintonia companhias de base tecnológica, distribuidores de aplicações, centros de pesquisa, universidades e fornecedores de geoinformação, com o intuito de cobrir todos os aspectos para a comercialização bem sucedida do receptor Encore.

Como resultados, ao final deste projeto espera-se contar com: uma aplicação para gestão fundiária baseada em um receptor dos sinais MBoc/AltBoc do Galileo; o desenvolvimento de algoritmos para a aquisição e rastreio do sinal; transferência tecnológica entre as instituições e empresas envolvidas; contribuição para a adoção do Galileo no Brasil; e a cooperação bem sucedida entre os parceiros internacionais, com envolvimento nas atividades de desenvolvimento da aplicação, análise de mercado, demonstração e disseminação.

Consórcio

O conjunto de organizações conta com a liderança da Deimos Engenharia, empresa portuguesa especializada em desenvolvimento de soluções para o setor aeroespacial, sistemas para o segmento de solo, entre outras áreas. Do mesmo grupo, a Deimos Space tem grande experiência no Galileo e na tecnologia GNSS em geral, como técnicas de processamento de sinal e algoritmos de navegação.

Da Catalunha vem o Instituto de Geomática, com mais de 20 anos de expertise em fusão de dados de sensores nas áras de fotogrametria, geodésia e navegação. A Universidade de Nottingham é a representante inglesa do consórcio, responsável pela pesquisa nos setores de levantamentos para engenharia, geodésia e sistemas de satélites.

No Brasil, os envolvidos no projeto são a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Orbisat, Santiago&Cintra e MundoGEO. A Unesp, através do seu grupo de estudos em geodésia espacial, vem efetuando pesquisas relacionadas com GNSS, incluindo a realização de sistemas de referência, mitigação de erros e estudos atmosféricos. A Orbisat é uma empresa que atua com produtos tecnológicos e prestação de serviços, basicamente no setor de sensoriamento remoto e equipamentos eletrônicos, como receptores GNSS, modems e módulos de segurança. Com a função de realizar análises mercadológicas, está no consórcio a Santiago&Cintra, umas das maiores empresas do Brasil no setor de agrimensura e cartografia.

Já a MundoGEO, através do seu portal, revistas, eventos e demais canais de comunicação, será responsável pela disseminação das informações sobre o Encore. Desde 2005, a MundoGEO já participa, juntamente com outras três instituições internacionais, do Consórcio Latino, para divulgação do Galileo na América Latina, com a criação e manutenção do Centro de Informação do Galileo.

Dentro do Projeto Encore, a primeira tarefa da MundoGEO foi criar um site contendo dados sobre o projeto, sendo um canal de interação entre o público interessado em GNSS e a equipe do projeto.

O Projeto Encore tem prazo de duração de dois anos, durante os quais serão realizadas atividades de divulgação e promoção, como publicações técnicas e eventos. Ao final do projeto, deverá estar disponível, no mercado brasileiro, um receptor de alta precisão e baixo custo que possa suprir a demanda por trabalhos de georreferenciamento de imóveis e cadastro rural, entre outras aplicações semelhantes.

Para saber mais, acesse www.encoreproject.org