Engenharia topográfica

Sou licenciado em engenharia topográfica, que é um curso português muito semelhante ao de engenharia cartográfica no Brasil. Aqui em Portugal, o engenheiro desenvolve trabalhos na área de topografia, fotogrametria ou geodesia, no entanto, quando se trata de responsabilidade técnica civil, somente é exigida a assinatura em projetos de topografia. Tenho algumas dúvidas quanto à profissão no Brasil; já trabalhei em vários estados, mas para uma empresa estrangeira, sendo que não era necessário ter registro no Crea. Gostaria de saber quais são as responsabilidades de um engenheiro em cartografia no Brasil, ou seja, quais os tipos de serviços para os quais é exigida alguma assinatura ou registro no Crea, além do levantamento topográfico?
Cláudio Sousa

Cláudio
Para conhecer todas as atribuições profissionais do engenheiro cartógrafo e agrimensor, sugerimos consultar o site do Confea.
Equipe MundoGEO


Redução dos cursos de engenharia

Na edição 29 da InfoGNSS, o artigo “Redução dos cursos de engenharia” abordava a fusão da engenharia cartográfica e de agrimensura. Tem que ser lembrado que faculdades e universidades já estão fazendo esta fusão. A abordagem levando em consideração uma vasta (e desnecessária) gama de organizações da agrimensura e cartografia não deu resposta para nada.
Jarbas Moreira Freires de Lacerda

Revistas para eventos e cursos

Quero agradecer pelas revistas enviadas. Estão fazendo sucesso aqui em Fortaleza e já estão acabando. Estamos distribuindo para todos os nossos cursos e pretendemos continuar com essa parceria, pois tanto nós como vocês estamos ganhando com isso. Estamos muito satisfeitos com essa parceira e agradecemos a todos que fazem parte da equipe.
Luiz Queops

Terra Legal

Estava lendo a notícia “Programa Terra Legal Amazônia lança edital para o georreferenciamento das glebas” e fiquei interessado em conhecer esse mercado.
Lucas Ribas

Topógrafo no Livro dos Recordes

Na revista InfoGNSS 30, na seção Navegando, há um tópico intitulado “Topógrafo entra para o Livro dos Recordes”. A matéria aponta um erro de 0,009 milímetros para o eixo X, 0,036 milímetros para o eixo Y e 0,023 milímetros em altimetria. O que confere um erro linear de 0,0437 milímetros ou 0,0000437 metros ou 4,37 centésimos de milímetro. O autor do artigo cita o endereço do site no qual pode-se ter acesso ao trabalho, mas na página há apenas o relato da façanha, sem maiores detalhes técnicos.

Daí pode-se perguntar: Qual foi órgão certificador que homologou o recorde? Qual o modelo do equipamento capaz de realizar medidas com precisão menor que 1/10 milímetros? Não havendo tal aparelho, pode a poligonal ter uma precisão menor que a do equipamento da qual foram realizadas as medições?
Erly Caldas de Lima

Erly
Entramos em contato com a equipe que realizou o levantamento. Quando recebermos mais detalhes sobre os procedimentos, vamos divulgar no portal MundoGEO e na revista InfoGNSS.
Equipe MundoGEO

Envie críticas, dúvidas e sugestões para editorial@mundogeo.com. Por uma questão de espaço, as mensagens poderão ser editadas.