O principal lançamento deste primeiro semestre certamente é o anúncio do ArcGIS 10, um software que, segundo a própria Esri, pretende “transformar a forma como você usa o GIS”. Com ambiente de edição em 3D, soluções móveis e computação em nuvem, se o ArcGIS não conseguir mudar totalmente o modo como usamos o GIS, pelo menos vai fazer com que os fluxos de trabalho sejam mais simples e intuitivos.

Segundo Jack Dangermond, presidente da Esri, a empresa investiu meio bilhão de dólares, ao longo de três anos, nesta versão do ArcGIS. Após receber o feedback dos usuários sobre a versão beta, a Esri decidiu que este release era muito importante para ser designado somente como 9.4. Assim nasceu o ArcGIS 10.

Esta versão privilegia o mapa como sendo o ponto principal de todo o trabalho. A criação de templates, por exemplo, facilita muito a criação de mapas a partir de feições e modelos de dados pré-definidos. Outra característica importante do ArcGIS 10 é o trabalho na “nuvem”. O conceito de cloud computing já está bem consolidado, e a partir de agora as empresas estão tirando proveito desse tipo de solução.

Pode-se dizer que esta versão do ArcGIS é realmente 3D. O ambiente de edição permite criar e atualizar facilmente de feições tridimensionais. Outra novidades são as ferramentas de análise espacial, processamento digital de imagens e compartilhamento de geoinformações.

O SIG móvel tem um destaque importante nesta versão do ArcGIS, com ferramentas para iPhone, por exemplo, permitindo melhor comunicação com equipes de trabalhadores em campo. Já os desenvolvedores podem acessar uma ampla gama de APIs para web e scripts para programação em diferentes linguagens.

EU Esri Brasil

Com o objetivo de reunir empresas, instituições e usuários de todo o país, acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o 1° Encontro de Usuários Esri no Brasil (EU Esri Brasil 2010). Com o tema “GIS Desenhando nosso Futuro”, o evento discutirá a participação dos geossistemas na solução de questões econômicas, sociais e políticas, levando-se em conta ações sustentáveis. Durante os dois dias, haverá mesas redondas, fóruns, demonstrações, workshops e palestras nacionais e internacionais. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer a nova versão do ArcGIS10.

Recorde de conteúdo
A revista InfoGEO agradece pela confiança das principais empresas de geotecnologia do Brasil, que têm apoiado a publicação ao longo destes anos. Esta edição da revista conta com um grande número de anunciantes, o que nos levou a aumentar também o conteúdo editorial, para inéditas 45 páginas. Com isso, ganham todos: a revista, os anunciantes e, principalmente, os leitores.

Eduardo FreitasEduardo Freitas
É engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com