Com o uso cada vez maior da tecnologia GNSS para o posicionamento, agregado às novas informações geodésicas e modelos disponíveis recentemente, identificou-se a necessidade de atualização do modelo de ondulações geoidais, possibilitando aos usuários de dados GNSS converter as altitudes geométricas (referidas ao elipsóide) em ortométricas (referidas ao nível médio do mar) com uma melhor confiabilidade.

É com este objetivo que o MAPGEO2010 foi produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Coordenação de Geodésia (CGED), e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

O modelo MAPGEO2010 foi calculado com uma resolução de 5’ de arco, e o sistema de interterpolação de ondulações geoidais foi atualizado. Através desse sistema, os usuários podem obter a ondulação geoidal em um ponto ou conjunto de pontos, cujas coordenadas refiram-se tanto ao Sirgas2000 quanto ao SAD69.

Além disso, visando a compatibilização dos serviços com o novo modelo MAPGEO2010, todas as altitudes ortométricas das estações cujas coordenadas foram obtidas por GPS e Doppler, sofreram alterações nos seus valores, disponibilizados através do banco de dados geodésicos e nos relatórios das estações da RBMC.

Diferenças MAPGEO2004-MAPGEO2010

+Informações
ftp://geoftp.ibge.gov.br/programa/Sistema_Interpolacao_Ondulacao_Geoidal/setup_mapgeo2010_v1.exe