Este é um momento histórico para o Grupo MundoGEO, no qual trabalho desde 2005. Quando comecei a contribuir com a empresa, publicávamos somente as revistas InfoGEO e InfoGNSS, mantínhamos o portal MundoGEO e éramos coadjuvantes na coordenação técnica de um evento sobre geotecnologias.

Cinco anos depois, hoje o Grupo também publica as revistas e portais InfoGPS e Atitude Sustentável, já realizou vários seminários presenciais, tornou-se referência em webinars e está lançando o MundoGEO#Connect, um novo conceito em encontro anual para o setor de geotecnologias.

O MundoGEO#Connect, que vai acontecer de 14 a 16 de junho em São Paulo, não é uma feira de produtos, equipamentos e serviços. Não é um seminário ou uma conferência. Não é um webinar, um fórum de discussões ou uma rede social. Na verdade, o MundoGEO#Connect tem o objetivo de ser tudo isso e muito mais. Com ele, pretendemos inaugurar um formato inédito no Brasil de encontro sobre geotecnologia, no qual os participantes, apresentadores, expositores e organizadores estejam conectados antes, durante e depois do evento.

Mas como conseguir 100% de conexão? Através das novas tecnologias que estão a um clique de distância. A grade de temas, por exemplo, já está sendo montada com a contribuição da comunidade, através de pesquisas online e enquetes. Uma rede social já foi criada exclusivamente para que os participantes ajudem a indicar palestrantes e debatedores, e possam discutir assuntos sobre o evento antes mesmo dele acontecer. À medida em que apresentações forem confirmadas, serão feitos seminários online com prévias do que será debatido. Durante o evento, alguns trechos serão transmitidos online, para participantes impossibilitados de comparecer. Após o encontro, a rede social continuará ativa para receber comentários sobre o que rolou, além de preparar o terreno para a edição de 2012.

Porém, nada disso será válido sem a participação (pro)ativa da comunidade. O MundoGEO#Connect não pretende ser uma simples fonte emissora de dados, com fluxo de informação de mão única, mas sim uma plataforma para que empresas, instituições e usuários de geotecnologia possam se conectar.

Acesse www.mundogeoconnect.com e conecte-se você também!

Tudo novo!

O Portal MundoGEO está de cara nova. Depois de vários estudos, através de pesquisas online e enquetes, o portal foi totalmente repaginado e agora conta com uma plataforma mais moderna e interativa, baseada na ferramenta de código aberto WordPress.

Esta nova plataforma permite melhor usabilidade e conta com novas ferramentas para participação e compartilhamento de conteúdo. Tudo novinho em folha, mas com todo o conteúdo já publicado no portal, agora muito mais acessível.

Acesse www.mundogeo.com e conheça o seu novo espaço sobre geotecnologias.

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com