Nova Caledônia recebe estação de rastreio do Galileo

A mais nova estação em solo para rastreio do sistema de navegação por satélites Galileo foi inaugurada na Nova Caledônia, situada no Pacífico Sul. Esta nova estação do Galileo está situada próxima à capital, Nouméa, na ilha principal de Grand Terre.

As estações em solo têm o objetivo de rastrear os satélites, verificar a integridade de seus sinais e monitorar a precisão de suas órbitas, entre outras funções.

Esta nova estação é um elemento essencial para o futuro do Galileo, pois assegura a cobertura global do sistema. Os primeiros satélites de validação de órbita do Galileo estão programados para lançamento na metade de 2011.

Noruega entra no programa Galileo

A Noruega acaba de assinar um acordo com a Comissão Europeia para participar no sistema de navegação por satélites Galileo. O diretor do Programa Galileo na Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), René Oosterlinck, comentou que “a Noruega faz parte da ESA desde 1987, e já contribuiu tecnicamente no financiamento e desenvolvimento do Galileo como membro da Agência. Agora o país faz parte da fase operacional do Galileo”.

Com este acordo, a Noruega vai envolver-se mais nas instituições e comitês que participam na direção do programa Galileo.