Este programa tem o objetivo processar dados de loteamentos urbanos, elaborando uma planta de cada lote, indicando seus confrontantes, calculando área, perímetro e gerando automaticamente o memorial descritivo de cada lote. É indicado para construtoras, empresas de engenharia e profissionais como engenheiros civis, agrônomos, agrimensores e arquitetos que dimensionam e controlam loteamentos urbanos.

Passo a passo

O processamento deverá ser feito por quadra e a planta de cada lote será gravada na pasta gerada automaticamente em C:\….\ARQUIVOS_DE_LOTES.

1 – Preparação da quadra para processamento

A quadra, os lotes, os arruamentos e as ruas devem ser desenhados em ambiente AutoCAD, divididos em layers:

Quadra – o nome da quadra deve ser desenhado no layer QUADRA;

Lote – todas as polilinhas que contornam os lotes e os nomes dos lotes devem ser desenhados no layer LOTE. Cada lote deve ser desenhado sendo contornado por uma poligonal (polilinha) fechada, na cor desejada, sendo desenhada a partir de onde será apresentado o ponto de referência (ou amarração). Para fechar a polilinha, usar o comando C [Close];

Ruas – o nome da rua e as polilinhas devem ser desenhados no layer RUA. As ruas que contornam a quadra processada deverão ser indicadas por polilinha fechada, acompanhando o encaminhamento dos lotes que a rua contorna;

Arruamento (Caixas de Ruas) – na planta, o que servir como indicação de posicionamento do lote na quadra, como ruas, eixo das ruas etc, deverá ser desenhado no layer CX_RUAS. O arruamento deve ser definido para o loteamento completo, pois assim será possível uma visão geral do desenho de posição do lote, na quadra e no loteamento, conforme exemplo na figura.

Corta e exporta – após preparar todos os layers, poderá ser usado o comando CEX (corta e exporta) para separar, em um arquivo especial, o desenho de uma quadra com os lotes, ruas próximas da quadra e todo o desenho que poderá ser incluído na planta de situação.


2 – Processando todos os lotes de uma quadra

Para processar todos os lotes de uma quadra, deve-se abrir o arquivo que contém as caixas de ruas, quadra e os lotes nos layers definidos, clicando no botão LOTEAR.

Na barra de comando, será requisitado que se defina o prefixo do nome do vértice e o valor para iniciar a numeração dos vértices. Como ilustração, o prefixo pode ser definido como “P” e iniciar em “1”. A partir daí, todos os vértices da quadra serão numerados automaticamente, devendo definir a escala a ser empregada no desenho.

Será solicitado o nome do Município e o Estado de localização do loteamento. Durante o processamento de cada lote, o sistema irá reconhecer os nomes dos confrontantes automaticamente. Caso não consiga, será feita uma solicitação ao usuário, bastando que o mesmo clique no nome do confrontante.

Após o LOTECAD desenhar todos os lotes da quadra, será gerado e gravado o memorial descritivo dos lotes automaticamente. As plantas individuais dos lotes serão gravadas na pasta C:\….\ARQUIVOS_DE_LOTES.

Após o processamento (automático) de todos os lotes da quadra, deverá ser configurado o padrão do lote. O arquivo do lote será apresentado com o selo inserido e preenchido. São inseridas no selo as informações sobre o lote, identificação das medidas laterais, área, perímetro, etc..

3 – Ajustando cada lote

Após abrir o arquivo correspondente a cada lote, deve-se clicar no botão LIMPA para que o mesmo seja formatado, eliminado os desenhos externos ao selo.

Exemplo de uma planta de lote após ajuste

4 – Memorial Descritivo e Resumo

Veja, na versão online deste artigo, um exemplo do Memorial Descritivo e do resumo de medidas gerados automaticamente pelo LOTECAD.

Dentre os diferenciais do LOTECAD, destacam-se a eliminação de erros de digitação durante o processamento, uma vez que os dados são lidos no desenho; os valores de distâncias, azimutes, áreas e perímetros são lidos no desenho e impressos automaticamente, eliminando erros de cálculo e problemas de transição; o processamento não permite erros, calculando apenas o que está desenhado.

Quanto à redução no tempo de processamento, o LOTECAD reúne todos os lotes de uma quadra em um só processamento, enquanto pelo modo convencional faz-se necessária a elaboração de plantas lote a lote. Além disso, o Memorial Descritivo é gerado automaticamente no final do processamento da quadra.

Maria Nely de Alvarenga Lima
Licenciatura plena em matemática pela Universidade Católica de Minas Gerais, extensão Itabira
nelyalv@terra.com.br