O hemisfério norte já é quase todo atendido por sistemas de aumentação GPS, que melhoram a performance do posicionamento com satélites, e a América Latina também poderá contar com esse tipo de tecnologia em breve.

O sistema é dito baseado em satélite porque geralmente um ou mais veículos geoestacionários são usados para distribuir mensagens para os usuários, na banda de frequência L, o que facilita a implementação do sistema em receptores.

As empresas GMV e Inmarsat anunciaram o êxito da integração de suas tecnologias para a transmissão de um sinal de prova de navegação baseada em satélite, que cobre pela primeira vez o Caribe, América Central e América do Sul.

A demonstração de um Sistema de Aumentação Baseado em Satélites (SBAS, na sigla em inglês), em modo de provas, foi realizada no dia 15 de outubro para representantes da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). Com o apoio da Universidade Nacional de La Plata e a Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina, o sinal de prova foi apresentado às delegações dos países participantes do Sistema de Aumentação para o Caribe, Centro e Sulamérica (Saccsa).

O projeto Saccsa pretende analisar a viabilidade técnica, financeira e institucional de implantação de um sistema baseado em satélites adaptado às circunstâncias especiais (ionosfera, geografia, etc.) da região.


Redes comerciais: StarFire, desenvolvida pela companhia John Deere, e OmniStar, operada pela empresa Fugro.