Por Alexandre Scussel

Cuidado para não ser enganado
Equipamentos topográficos são roubados e vendidos como originais

Já há alguns anos o problema de roubo de equipamentos para medição topográfica vem sendo denunciado. Porém, a situação não apresenta melhora, visto que o número de roubos só vem aumentando. Para se ter uma ideia, em 2010 o registro de furtos foi cerca de 50% maior que em 2009. E como se já não bastasse ter o aparelho roubado, os criminosos ainda vêm “aprimorando” técnicas para enganar consumidores desatentos, que procuram equipamentos abaixo do preço de mercado.

A tentação pode ser grande. Como não pensar em economizar, quando se está investindo 10, 20, 30 mil reais em somente um equipamento? Porém, além da questão ética, o prejuízo financeiro pode sim ser grande ao adquirir um produto de origem desconhecida. Além disso, o ato pode configurar crime, previsto no código penal brasileiro.

Para se prevenir, alguns procedimentos podem ser adotados na hora da compra de um equipamento topográfico, evitando transtornos e dor de cabeça:

• Desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pois são sintomas de produto roubado;
• Antes de efetivar a compra, procurar na internet e fazer buscas pelo número de série do produto;
• Consultar listas de equipamentos roubados antes de comprar um usado, principalmente se o fornecedor não for primeiro dono e se o produto não tiver nota fiscal;
• Procurar conhecer a procedência e, se possível, adquirir equipamentos de representantes oficiais e distribuidores autorizados.

De acordo com Francis Silva Nunes, técnico industrial em estradas, falta controle e união entre as marcas, profissionais e empresas. “Pelo que podemos ver nos anúncios, muitos equipamentos têm baixado de preço consideravelmente, independentemente de marca ou qualidade de equipamento. Hoje se compra estação total por menos de 11 mil reais. Este mercado, muito fechado por sinal, não é igual à venda de um veículo ou outro bem de consumo qualquer”, explica Nunes.

Sofisticação

Infelizmente, junto com o aumento do número de roubos a cada ano, melhoram também a sofisticação e as técnicas dos criminosos para tornar a venda de um produto furtado viável. Dentre elas está a falsificação das etiquetas que contém o número de série dos instrumentos. Muitas das cópias são perfeitas e só podem ser identificadas através de comparação e comprovação de origem junto aos representantes oficiais.

Portanto, além do boletim de ocorrência, fundamental para tais situações, alguns outros procedimentos são importantes para evitar que um produto seja comercializado após o roubo:

• Manter uma lista sempre atualizada com seus equipamentos e números de série;
• Conhecer detalhes dos seus equipamentos;
• Em caso de furto, cadastrar os produtos em listas online e nas assistências técnicas da marca.

Quanto mais o roubo for divulgado, melhor. As listas com produtos roubados têm um papel muito importante e não são difíceis de serem encontradas.

Algumas são extensas. Somente em http://topografia.com.br/roubados_lista.asp foram constatados, até o fechamento desta edição, 255 equipamentos roubados, na maioria estações totais. Também existem listas extensas nos sites das empresas Manfra, AllComp, Embratop e Santiago & Cintra.

Identificação, rastreamento e seguro

Há ainda a opção de identificar os equipamentos. Para isto, existe a gravação eletroquímica, porém não é recomendada, pois pode ser pintada por cima. Mais indicada é a marcação abrasiva, que pode ser feita com um gravador elétrico, um produto de baixo custo e fácil de ser encontrado. Também é possível contratar empresas especializadas em gravação de peças, que prestam serviços de marcação por micropercussão, laser e outras técnicas.

Existem ainda empresas especializadas em rastreamento de estações totais e de receptores GNSS. Porém, a melhor prevenção talvez continue sendo o seguro. Hoje, muitas seguradoras estão trabalhando com equipamentos topográficos, mas por tratar-se de uma modalidade especializada, os interessados devem procurar corretoras com experiência comprovada na área.

Segundo Nunes, o preço ainda é um empecilho para a contratação. “Fiz um seguro de um equipamento uma vez e, desde o vencimento, vejo que os valores cresceram demais e poucas seguradoras têm interesse em fazer tal serviço”.

A razão para os criminosos estarem optando cada vez mais por estas práticas pode ser a facilidade para encontrar compradores, que as vezes, por falta de incentivo de crédito, acabam optando por adquirir produtos mais baratos e sem procedência.

Portanto, fique esperto! Para evitar prejuízos e diminuir as estatísticas de roubo de equipamentos topográficos é preciso ser cauteloso e tomar mesmo alguns cuidados que, apesar de simples, podem ajudar muita gente.