Galileo apresenta novas funcionalidades

Os primeiros satélites do Galileo devem estar em posição e prontos para funcionar em 2012. Laboratórios do sistema localizados em Berlim estão apresentando novas funções para a navegação por satélites, como a possibilidade de acesso a mais satélites de cada vez e a verificação da exatidão dos dados referentes à posição transmitida. Cientistas também estão trabalhando em uma combinação de posicionamento do Galileo com sinais sem fio (WLAN).

Aberta a 8ª edição da Competição Europeia de Navegação por Satélite

A oitava edição da Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, na sigla em inglês) começou no dia 1º de abril. Criada em 2004, a competição é uma iniciativa de alcance internacional que visa reconhecer as melhores ideias na área de navegação e posicionamento por satélite.

Cada região oferece um prêmio para os vencedores. Além disso, vários centros de pesquisa e parceiros do setor oferecem seus próprios prêmios, num total de € 1.000.000. Brasileiros podem participar do prêmio regional, e o ganhador poderá concorrer ao prêmio principal. A competição conta com o apoio da MundoGEO. O prazo para entregar os projetos vai até 29 de junho.