Os últimos cinco anos inauguraram uma era em que a força da natureza mostrou a que veio. Esse pode ser um momento decisivo para o homem pensar no que está fazendo com relação ao planeta e elaborar, cada vez mais rápido, soluções de prevenção e alerta contra desastres naturais.

Vemos que, de norte a sul do Brasil, as consequências do desequilíbrio no clima mundial aconteceram de forma arrasadora. Em menos de três anos já causaram prejuízos de bilhões de reais, impossíveis de serem calculados, pois quase todos os Estados do país sofreram alguma reação da força da natureza.

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial indica que, até o fim do século, a perda financeira causada pelos desastres naturais irá aumentar aproximadamente 185 bilhões de dólares por ano (Fonte: Planeta Água/Docol).

Os eventos catastróficos que estão acontecendo no país têm mostrado como as ferramentas de Sistema de Informações Geográficas (SIG) podem achar um campo fértil para atuação, nas condições de recuperação de mapas, em decorrência dos desastres, e prevenção destes.

Esta é uma matéria da revista InfoGEO 63, clique aqui para continuar lendo. Veja também as opções de assinaturas das revistas InfoGEO e InfoGNSS.